Título: PAC garante R$ 2 bi para obras no DF
Autor: Marcos, Almiro
Fonte: Correio Braziliense, 25/04/2012, Cidades, p. 21

Até a Copa do Mundo de 2014, o Distrito Federal contará com corredores exclusivos de ônibus ligando Santa Maria e o Gama ao Plano Piloto, por meio da Linha Amarela, e Ceilândia e Taguatinga também ao centro da capital, pela Linha Verde, que tem como base a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). No mesmo período, o metrô será ampliado e chegará à Asa Norte, além de passar por um processo de modernização e melhorias. Pelo menos é esta a projeção que faz o Governo do Distrito Federal (GDF) de uso dos R$ 2,186 bilhões liberados ontem, pela presidente Dilma Rousseff (PT), do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Em todo o país, está previsto investimento de R$ 32 bilhões (leia reportagem ao lado).

Dos quatro projetos apresentados pelo Palácio do Buriti ao Ministério do Planejamento em 2011, três foram aprovados. A exigência básica do governo federal para que as propostas passassem pelo crivo da equipe técnica era que elas favorecessem o transporte de passageiros em detrimento do individual. "A cidade não suporta mais a presença de tantos carros. Nesse sentido, precisamos priorizar o transporte coletivo. A aprovação dos projetos representa um avanço", disse o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), que participou da solenidade no Palácio do Planalto.

Com projeção de investimento de R$ 762 milhões, o chamado Expresso DF (ou Linha Amarela) é o que deve ser concluído com maior rapidez, já que os trabalhos foram iniciados. Ele prevê a criação de um corredor exclusivo de ônibus ligando Santa Maria e o Gama, além do Entorno Sul, à região central da capital federal. "Essa obra deve reduzir em até uma hora o tempo de chegada de um morador do Gama que vem de ônibus ao Plano Piloto", calcula o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez Filho. Ele acredita que os trabalhos sejam concluídos até o ano que vem, já para a Copa das Confederações.

As obras do PAC Mobilidade Grandes Cidades têm previsão de entrega até 2015. Mas Agnelo Queiroz explica que o GDF vai trabalhar para que a construção de um corredor exclusivo de ônibus na região Oeste e as melhorias do metrô estejam prontas até 2014. "Com a liberação do PAC, agora temos de licitar e iniciar os trabalhos", resume.

Túnel

A proposta da Linha Verde prevê a complementação das duas pontas da EPTG, criando um corredor de Ceilândia ao Plano Piloto. "O túnel na entrada de Taguatinga, que será feito paralelo ao do metrô, é fundamental para melhorar o trânsito naquela região", explica o secretário José Walter Vasquez. Com relação à ampliação da linha do metrô em sete quilômetros, ele destaca que a medida não é a mais importante. "O que vai melhorar significativamente a situação do metrô é o investimento em tecnologia, com a melhoria na operação. Poderemos até, quem sabe, dobrar a capacidade dele", acrescenta.

A base dos projetos liberados pelo PAC é o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), aprovado pela Câmara Legislativa no ano passado. As medidas incluem a licitação do sistema de ônibus, em andamento. "Isso é fundamental para que tenhamos uma melhoria significativa no transporte de passageiros. De maneira geral, acredito que essas obras representarão um legado importante para Brasília", disse Agnelo Queiroz.