Título: Abrangência nacional
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 25/04/2012, Cidades, p. 21

As obras anunciadas na cerimônia de ontem devem beneficiar 53 milhões de brasileiros, segundo o Ministério das Cidades. Foram selecionados 51 municípios com mais de 700 mil habitantes, em 18 estados, o que deve cobrir 59% da população do país.

Os projetos selecionados preveem a aquisição de mais de mil veículos sobre trilhos, a construção de pelo menos 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, 380 estações e terminais, além de 200 quilômetros de linhas de metrô. Dos R$ 32 bilhões anunciados, R$ 22 bilhões serão desembolsados pelo governo federal e o restante virá da contrapartida dos governos locais.

A solenidade no Planalto do Planalto contou com a presença de prefeitos e governadores. Os municípios terão até 18 meses para apresentar os projetos finalizados. Eles foram selecionados com base em propostas preliminares, o que, na prática, significa que os gestores terão um ano e meio — que passam a ser contados a partir do dia em que os selecionados serão divulgados no Diário Oficial — para concluir o projeto e, só então, iniciarem o processo licitatório. O Ministério das Cidades ressaltou, porém, por meio da assessoria, que, caso as propostas finalizadas sejam encaminhadas antes, os recursos já começarão a ser liberados.

Cerimônia

Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff defendeu que o país invista mais em metrô. Ela ressaltou a importância de pensar em cidades que sejam sustentáveis e de estar na vanguarda, lembrando a proximidade da Rio +20, evento que será promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Além disso, eu acredito que nós temos de olhar pelo lado da mobilidade sustentável, que é garantir, primeiro, o menor tempo de vida das pessoas perdido no transporte; segundo, menor custo; terceiro, melhor adequação ao meio ambiente", pontuou.

Segundo os cálculos do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, as obras poderão economizar até 3h diárias que as pessoas perdem com o trânsito nas grandes capitais. "Estamos lançando um programa que devolverá quase um mês de ano de vida para que nossos irmãos e irmãs possam usar esse tempo de uma forma muito mais produtiva e humana", afirmou.