Título: Uruguai pede mais energia
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/04/2012, Economia, p. 13
Uruguai pede mais energia
Diante da necessidade atual do Uruguai de um reforço nas cargas de eletricidade enviadas ao país pelo Brasil, a presidente Dilma Rousseff prometeu ontem ao colega uruguaio José Pepe Mujica acionar termelétricas, além de investir em projetos de transmissão e financiar a construção local de dois parques eólicos. Em rápida passagem por Brasília, acompanhado de numerosa comitiva de dez ministros e presidentes de estatais, Mujica discutiu com Dilma e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a ampliação do fornecimento de energia ao Uruguai %u2014 dos atuais 300 megawatts (MW) para 500.
Segundo Lobão, para atender a nova demanda, que representa um terço do consumo uruguaio, será preciso acionar uma térmica em Uruguaiana (RS). %u201CIsso porque os reservatórios das hidrelétricas do Sul do país estão em baixo nível, em decorrência da forte estiagem na região%u201D, explicou. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem sido forçado nos últimos meses a transferir energia do Sudoeste para o Sul para atender a região. Lobão afirmou que a seca deve provocar o acionamento de outras usinas térmicas, fonte de energia mais poluente e cara.
Ferrovia Em encontro realizado ano passado, Dilma e Mujica decidiram intensificar as parcerias nas áreas de infraestrutura e tecnologia. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, prosseguem as obras para a construção de uma linha de transmissão entre os dois países e a cooperação na área eólica, firmada ontem entre as estatais UTE e Eletrobrás, deverá se repetir na área de construção naval e de telecomunicações, caso o Uruguai adote o sistema japonês de TV digital. Há ainda a expectativa de conclusão de trechos da ferrovia entre as cidades gaúchas de Cacequi e Santana do Livramento e o território uruguaio. (SR e JB)