Título: Collor se nomeia guardião
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/04/2012, Politico, p. 6

Collor se nomeia "guardião"

Vinte anos depois de renunciar para não ter o mandato de presidente da República cassado após uma CPI que investigou denúncias de corrupção em sua gestão, o senador Fernando Collor (PTB-AL), integrante da CPI do Cachoeira, subiu ontem à tribuna do Senado para dizer que irá atuar como uma espécie de "guardião" da comissão, evitando o vazamento de informações sigilosas.

Concentrando ataques à imprensa, Collor afirmou que trabalhará para impedir que "certos meios" atuem como "simples dutos condutores de notícias falsas ou manipuladamente distorcidas". O ex-presidente criticou ainda setores da mídia que usariam métodos "desonestos e repulsivos para escamotear a realidade dos fatos e burlar a lei".

"Buscarei, ainda, com a cooperação dos meus pares, que a agenda dessa CPI não seja pautada pelos meios e alguns de seus rabiscadores", atacou. O senador, que nos primeiros anos de seu mandato tentou passar despercebido pela mídia, agora ensaia um retorno aos holofotes. Ele ficou oito anos inelegível após o impeachment, e inabilitado para o exercício de funções públicas. Collor foi indicado para compor a CPI pelo bloco "União e Força", um arranjo entre PR, PTB e PSC.

Já na sessão de ontem, que inaugurou os trabalhos da CPI, Collor procurou chamar a atenção defendendo a convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para prestar esclarecimentos sobre os inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo. Há cerca de um mês, no auge da crise entre o Palácio do Planalto e os parlamentares, Collor provocou polêmica ao fazer um "alerta" à presidente Dilma Rousseff, em que comparou as relações de ambos com o Congresso. O senador alegou que foram as dificuldades de relacionamento entre Executivo e Legislativo que teriam levado ao seu impeachment em 1992. (JG)

"Buscarei, ainda, com a cooperação dos meus pares, que a agenda dessa CPI não seja pautada pelos meios e alguns de seus rabiscadores" Fernando Collor (PTB-AL), senador