O globo, n. 30963, 16/05/2018. País, p. 7
Em cerimônia esvaziada, Temer destaca legado
16/05/2018
Presidentes da Câmara e do Senado não foram a evento no Planalto
-BRASÍLIA- Em uma cerimônia esvaziada, o presidente Michel Temer comemorou, ontem, dois anos na Presidência e discursou por quase uma hora, desfilando dados sobre programas sociais e destacando a redução da inflação — muitas vezes foi preciso pedir silêncio para que ele fosse ouvido. A grande mesa formatada em “U” ficou com cadeiras vazias ao final.
— A conversa é longa, porque é boa. Logo mais termina — disse Temer.
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), não compareceram. Maia é précandidato a presidente pelo DEM e adotou postura crítica ao governo. Já Eunício fez aliança com o PT no Ceará e não apoia uma eventual candidatura presidencial de Henrique Meirelles pelo PMDB.
Com um painel que trazia o slogan “O Brasil voltou” ao fundo, o presidente citou duas vezes o nome de Meirelles, que retribuiu: “Estamos juntos”, disse. A mensagem original, criada pelo marqueteiro Elsinho Mouco, foi descartada após gerar interpretações ambíguas: “O Brasil voltou, vinte anos em dois”. Temer pediu ainda que o governo não fosse já tratado como em fim de festa, como se diz em Brasília.
— Temos sete meses pela frente — afirmou Temer. (Catarina Alencastro, Cristiane Jungblut e Karla Gamba).