Título: Corrida antecipada ao Planalto
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/04/2012, Politica, p. 10

Corrida antecipada ao Planalto

CCJ do Senado autoriza que candidatos à Presidência peçam votos fora do período estipulado pela Justiça Eleitoral

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem um projeto de lei que disciplina e permite a antecipação de campanhas e a realização de prévias partidárias entre os candidatos à Presidência da República. A matéria agora será apreciada pela Câmara dos Deputados caso não seja modificada ao ser apreciada no plenário do Senado.

De acordo com a proposta, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), as primárias poderão ocorrer a partir de 1º de abril até o primeiro domingo de junho do ano da eleição. Os meios de comunicação poderão fazer a cobertura das disputas e os candidatos também ficariam liberados para pedir votos sem que a prática seja considerada crime eleitoral, como ocorre atualmente. Ainda de acordo com o texto do projeto, caberá à Justiça Eleitoral administrar e fiscalizar o processo inaugurado a partir das novas regras, que valerá somente para candidatos à Presidência.

Militâncias

Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado, acredita que as novas regras vão estimular a maior participação das militâncias, segundo ele, cada vez mais afastadas dos partidos. "A ideia é incentivar os partidos a realizarem as prévias. Hoje, na maioria dos casos, a militância se sente inútil. Queremos colaborar para que o militante volte a ser um partícipe do projeto de nação do seu partido, que, por sua vez, terá mais tempo de exposição na mídia, legalmente", analisou o senador.

Relator da matéria na CCJ, o senador Pedro Taques (PDT-MT) fez coro a Alvaro Dias. "O projeto vem em boa hora, pois a legislação eleitoral estará disponibilizando aos partidos procedimento adequado para que se democratize a vida partidária, estimulando maior participação das bases no processo decisório, dinamizando a vida política e estimulando o debate e a conscientização política", afirmou Taques em seu relatório.