Título: Petistas ensaiam o discurso
Autor: Goma, Junia
Fonte: Correio Braziliense, 27/04/2012, Politica, p. 3

Petistas ensaiam o discurso

Integrantes do PT traçam a estratégia de atuação na recém-instalada CPI do Cachoeira

» JÚNIA GAMA » GABRIEL MASCARENHAS

Petistas que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que irá investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresas públicas e privadas se reuniram ontem pela primeira vez após a instalação do colegiado, para acertar a estratégia de atuação do grupo. A finalidade é evitar a politização das investigações, para não deixar que os trabalhos se polarizem em uma disputa governo contra oposição.

A ideia será concentrar as informações nas mãos dos integrantes da base aliada considerados fiéis ao Palácio do Planalto e voltar as energias para apurar especificamente a atuação da quadrilha comandada pelo bicheiro. Casos de parlamentares e governadores que venham a ser apontados como integrantes ou beneficiários do esquema serão enviados às instâncias devidas: Conselho de Ética e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O senador Humberto Costa (PT-PE), integrante da CPI e relator do processo contra Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética, afirma que o partido irá brigar para impedir que o poder de fogo governista na comissão se disperse. "Não vamos ter sub-relatorias, porque essa dispersão tira do presidente e do relator da comissão atribuições que devem ser concentradas neles", aponta. A intenção é impedir, inclusive, que ganhe espaço uma atuação mais agressiva de parlamentares inflamados por questões pessoais — como o envolvimento no escândalo do mensalão, por exemplo.

Os governistas concluíram que um dos principais temores do Planalto — a investigação da Construtora Delta, que mantém diversos contratos com o governo federal — é irreversível e que tudo o que poderia aparecer contra a empresa já veio a público. A avaliação inicial é de que eventuais prejuízos impostos pela CPI à construtora não necessariamente irão contaminar o Executivo.

Declarações da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ontem na Câmara, de que a possibilidade de a Delta quebrar é um problema da empresa, e não do governo, demonstram que o governo lavou as mãos para os problemas com a construtora. Existe, segundo o núcleo petista da CPI, uma segurança do Planalto em relação à eficácia do pente-fino que teria sido operado em contratos de ministérios para detectar irregularidades.

Vínculos No Congresso, há a percepção de que poucos senadores e deputados aliados podem ser afetados por manter vínculos com a empresa. "Se tem algum parlamentar da base que foi financiado pela Delta, são pouquíssimos. O Carlinhos Cachoeira (que seria um dos sócios ocultos da construtora) sempre esteve próximo de opositores ao governo e nunca ligado ao PT. Não há o que temer", justificou um petista presente à reunião.

Humberto Costa sinalizou que, a pedido do Planalto, aqueles que tenham sido beneficiados pelo esquema, ainda que aliados, não serão poupados. "Vamos centralizar as investigações na organização criminosa de Cachoeira e na construtora Delta. Não há compromisso de livrar a cara de ninguém", disse.

"Vamos centralizar as investigações na organização criminosa de Cachoeira e na construtora Delta. Não há compromisso de livrar a cara de ninguém" Humberto Costa (PT-PE), senador