O globo, n. 30955, 08/05/2018. País, p. 4

 

Lula pede, e agora terá esteira e MP3 player

08/05/2018

 

 

Juíza autoriza uso de equipamentos, mas nega frigobar dentro da cela em Curitiba.

A juíza da Vara Federal de Execuções Penais (VEP) Carolina Moura Lebbos liberou ontem a entrada de uma esteira ergométrica e um aparelho para ouvir música com fones de ouvido para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O petista cumpre pena a 12 anos e um mês de prisão pela condenação no caso do tríplex do Guarujá. A informação foi antecipada no sábado na coluna de Ancelmo Gois.

A magistrada negou o pedido, feito pela defesa de Lula, de instalação de um frigobar na cela para que o petista possa tomar água gelada no dia a dia. Ela liberou, porém, a entrada de dois médicos para exames regulares.

Ao conceder o benefício de instalação da esteira, a juíza justificou que a área reservada a Lula para banho de sol é menor do que o espaço destinado aos demais presos na superintendência. Carolina acrescentou ainda que sua decisão se baseou em laudo médico que recomenda ao petista, que tem 72 anos, exercícios frequentes.

SEM INTERNET

“A instalação do equipamento mostra-se materialmente viável, não trazendo prejuízo à segurança do local de custódia. Ainda, não obstante não haja possibilidade de extensão do benefício a terceiros, as dimensões reduzidas da área livre para banho de sol, aliadas à idade e às condições físicas do executado, justificam o deferimento do requerimento”, escreveu a magistrada no despacho divulgado ontem.

Quanto ao aparelho de música, a juíza reiterou que não se trata de nenhum benefício em relação ao demais presos, já que eles podem fazer uso de tal equipamento, desde que não tenham acesso à internet. Também estão presos no mesmo prédio ex-aliados de Lula, como o ex-ministro da Fazenda de seu governo Antonio Palocci.

Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril.