Título: Troca de comando
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 27/04/2012, Economia, p. 12
Troca de comando
A Petrobras anunciou ontem a saída do diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, de Engenharia, Renato Duque, e da área Internacional, José Zelada. Duque e Zelada pediram para deixar os cargos, já Costa saiu por decisão da presidente Graça Foster. Ele era uma indicação do PP, que deve reagir à decisão. Os partidos políticos já se articulam para tentar obter nomeações com indicação do PT e do PMDB. Nos bastidores, causava mal-estar a ideia que fossem escolhidos apenas nomes técnicos.
Segundo fontes, as mudanças teriam sido acertadas entre a presidente Dilma Rousseff e Graça Foster na semana passada. Os nomes dos novos diretores são mantidos em sigilo, mas tudo indica que serão adotadas soluções internas, com executivos da própria Petrobras. No Rio, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que não iria comentar as mudanças de diretoria, porque são decisão do conselho de administração da empresa. Um executivo em cargo de diretoria da Petrobras recebe pelo menos R$ 1,12 milhão por ano.
No ano passado, a remuneração máxima chegava a R$ 1,6 milhão por ano, segundo documento enviado pela estatal à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Costa afirmou à agência de notícias Reuters que está deixando a estatal sem saber o motivo de sua saída. A Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai comentar o assunto.