Correio braziliense, n. 20128, 01/07/2018. Cidades, p. 16
Eliana será candidata ao GDF com Alírio Neto de vice
Alexandre de Paula
01/07/2018
Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB) encerraram as negociações e anunciaram ontem que a ex-deputada distrital será a cabeça de chapa do grupo. Alírio será candidato a vice-governador, mas ainda ficam indefinidas as vagas para a disputa ao Senado. Em um evento com ares de comício, realizado no fim da tarde, na Cidade do Automóvel, os ex-distritais reuniram correligionários e apoiadores para um evento de lançamento da pré-candidatura. Eles ainda tentam conquistar o apoio de outros partidos, como o PSD do vice-governador Renato Santana e do deputado federal Rogério Rosso – que pode concorrer ao Senado junto com Eliana e Alírio.
O grupo tem o apoio da família do ex-governador Joaquim Roriz. A ex-deputada federal Jaqueline Roriz (Pros) e o filho Joaquim Roriz Neto, pré-candidato à Câmara dos Deputados, participaram do encontro. A matriarca da família, Dona Weslian, é uma das cotadas para a disputa ao Senado, mas a negociação para que ela saia candidata ainda prossegue.
A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa disse que, além da definição sobre as vagas majoritárias, o objetivo é ampliar a coligação com outras siglas alinhadas com o grupo. “A ideia a partir de agora é ampliar essa aliança, trazer novos partidos e colocar nossas ideias na rua. Queremos mostrar uma proposta de governo mais humana e mais desenvolvimentista”, argumentou a pré-candidata ao Palácio do Buriti.
“Essa campanha trará muitos desafios, lutaremos contra o governador que tem a caneta na mão e contra um outro candidato forte, com muitas alianças e tempo de televisão. Ainda há a questão da pulverização, da separação de candidatos. Vai ser, de fato, um desafio grande”, acrescentou a ex-deputada distrital, que está sem mandato desde 2014, quando concorreu, sem sucesso ,a deputada federal.
Alírio Neto, que teve a pré-candidatura ao Buriti lançada em março pelo PTB, explicou por que decidiu abrir mão de ser cabeça de chapa. “A gente se identificou pelas propostas, pelos projetos que combinam muito e pelas ideias. Acredito que somos um contraponto ao que está aí. Por isso, decidimos seguir juntos e enfrentar o desafio que será convencer as pessoas de que vale a pena acreditar”, comentou o petebista.
O vice da chapa de Eliana Pedrosa comentou ainda a indefinição a respeito das vagas ao Senado. “Estamos conversando e discutindo os melhores caminhos, buscando alianças. A ideia é que, até o fim da próxima semana, a gente possa anunciar a chapa completa. Mas vamos fazer isso com paciência e tranquilidade”, disse Alírio.
Rompimento
No último dia 19, a dupla anunciou a união das duas pré-candidaturas, mas sem antecipar quem seria o cabeça de chapa. Alírio já havia rompido com o grupo articulado pelo senador Cristovam Buarque (PPS), formado, ainda, por outros oito partidos. Dias depois, a coalizão anunciou o nome de Izalci Lucas (PSDB) ao GDF.
A candidatura de Alírio Neto foi lançada em março, em um grande evento que contou com figuras do meio político e representantes de sindicatos da segurança pública. Participaram do lançamento outros pré-candidatos ao Buriti, como Izalci (PSDB) e Eliana Pedrosa (Pros), além de integrantes do PSD, como o vice-governador Renato Santana e o deputado federal Rogério Rosso. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, não compareceu ao lançamento da candidatura de Alírio, mas, na ocasião, mandou um vídeo de apoio.