Título: Cai número de turistas americanos no Brasil
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 05/05/2012, Brasil, p. 12

Cai número de turistas americanos no Brasil

Dados divulgados pela Embratur mostram crescimento de 5,3% na visita de estrangeiros ao país. Porém, queda na procura pelos norte-americanos preocupa governo

RENATA MARIZ

Com o auxílio dos argentinos, que representam 30% dos turistas estrangeiros recebidos pelo Brasil, o número de visitantes internacionais subiu 5,3% no ano passado, em relação a 2010. Levantamento divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), realizado em parceria com o Ministério do Turismo, mostra que, em 2011, o país atraiu 5,4 milhões de estrangeiros — quase 300 mil a mais que os 5,1 milhões registrados no período anterior. A queda brusca de 600 mil para 400 mil visitantes dos Estados Unidos, entretanto, está entre os fatores negativos medidos pelo estudo. O país tem prioridade máxima dentro da política de turismo traçada pelo Brasil, ao lado dos vizinhos sul-americanos.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, não esconde a preocupação com os dados. Ele convocou uma reunião para segunda-feira com a diretoria do órgão para discutir a queda brusca de visitantes estadunidenses. “É claro que há a questão econômica lá, mas não podemos explicar esses dados apenas com esse argumento. Analisaremos o impacto da questão do visto, do câmbio e da conectividade aérea. Embora 75% da nossa malha aérea esteja conectada com as Américas, inclusive com os Estados Unidos, os aviões têm voltado de lá lotados de brasileiros. Isso encarece o assento e pode desestimular o turista estrangeiro”, disse Dino.

A especulação do presidente da Embratur faz sentido. Isso porque é cada vez maior o deficit nas movimentações de turistas entre os dois países. Enquanto cerca de 1,5 milhão de brasileiros vão para os Estados Unidos por ano, somente 400 mil viajavam de lá para fazer turismo aqui. Dino também destaca a necessidade de melhorar a infraestrutura do país, baseado em pesquisas feitas com os estrangeiros nas saídas dos aeroportos. Embora o índice de satisfação seja de 90%, dois pontos que sempre estão presentes entre as reclamações são a sinalização turística e as estradas. “Na sinalização turística, estamos falando de infraestrutura, que tem de ser aperfeiçoada, se quisermos atingir nosso objetivo de 10 milhões de estrangeiros em 2016”, afirma.

5,4 milhões Número de estrangeiros que visitaram o Brasil em 2011

Visitantes mais frequentes Participação de cada país no total de turistas:

» Argentina: 29,3% » Estados Unidos: 10,9% » Uruguai: 4,8% » Países europeus: 30%

* O restante é pulverizado por visitantes de diversas partes do mundo