Correio braziliense, n. 20189, 30/08/2018. Cidades, p. 21
Corpo a corpo e reuniões
Isa Stacciarini, Alexandre de Paula e Walder Galvão
30/08/2018
ELEIÇÕES 2018 » Dia dos candidatos ao GDF teve panfletagem e divulgação de propostas para áreas como saúde e educação. Concorrentes prometeram vagas em creches e reforçaram pauta de concessão de reajustes
Enquanto parte dos candidatos ao Governo do Distrito Federal esteve nas ruas para ouvir demandas da população e fazer panfletagem, outros tiraram o dia para gravar programas para o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, além de se reunir com servidores públicos. Quem foi às ruas focou o discurso em temas como saúde, educação e acessibilidade.
Candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB) esteve no Projeto Integral de Vida (Pró-Vida), no Recanto das Emas. Ele ressaltou que o DF tem uma demanda de quase 23 mil crianças de 0 a 3 anos em busca de vagas em creches. “Para ampliarmos o sistema, é necessário menos de R$ 200 milhões por ano, o que é um investimento no futuro dessas crianças e ainda será uma alegria muito grande para a nossa cidade”, frisou.
Eliana Pedrosa (Pros) fez uma caminhada pelos arredores do Hospital de Base para panfletar e ouvir eleitores. Ela criticou a atual gestão da unidade de saúde. “Não darei continuidade a isso. O que poderia ser uma solução, hoje recebe muitos questionamentos e críticas sobre o uso de recursos públicos. O Hospital de Base perdeu a transparência”, declarou.
O advogado Ibaneis Rocha (MDB) tirou o dia para escutar as demandas da população. Às 9h, ele se reuniu com servidores da Secretaria de Saúde. “Nos foram expostos muitos pontos onde o governador atual mentiu para a população e números muito importantes”, destacou.
Panfletagem
Professora da Universidade de Brasília (UnB), Fátima Sousa panfletou pelos comércios do Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Uma das falas mais presentes no corpo a corpo eleitoral foi o chamado para conferir o plano de governo da candidata ao Buriti, que tem como bandeira principal a saúde. Fátima disse que ia “ganhar Brasília colocando os pés no chão e falando olho no olho com os eleitores”.
Antônio Guillen (PSTU) compareceu, pela manhã, à Companhia Energética de Brasília (CEB) para panfletar. “Escolhemos esse lugar porque ele está passando por um processo de privatização, que sou contra. Fomos recebidos de forma boa e os funcionários reconheceram nosso material.”
Rogério Rosso (PSD) recebeu servidores públicos locais e federais. Ainda se encontrou com uma comissão de engenheiros e arquitetos. Ressaltou que está ouvindo diversas categorias para fazer um balanço da qualidade do serviço e traçar metas. “No caso dos agentes de trânsito, há uma atenção especial para redução dos riscos nas estradas. Além disso, vou pagar a primeira parcela do reajuste salarial até o primeiro semestre de governo e enviar a paridade da Polícia Civil no primeiro dia de gestão”, reforçou.
Alberto Fraga (DEM) se reuniu com líderes comunitários para saber das necessidades de onde eles moram. Também se encontrou com policiais para ouvir as demandas dos militares e caminhou pelo Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Em relação aos policiais militares, prometeu promoção direta a cada quatro anos. “Governar é definir prioridades e, sabendo dos problemas da sociedade, se consegue traçar esse planejamento.”
Alexandre Guerra (Novo) sentou em uma cadeira de rodas para fazer campanha no Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul (Cesas). Entrevistas e reuniões marcaram o dia do candidato Paulo Chagas (PRP). O Correio não conseguiu contato com Renan Rosa (PCO).
Agenda dos candidatos ao Buriti
Alexandre Guerra
(Novo)
21h30 — Debate na TV Comunitária
Alberto Fraga
(DEM)
15h — Reunião com presidentes de Clubes Sociais do DF
16h — Associação dos Autistas
Eliana Pedrosa
(Pros)
20h — Reunião em Vicente Pires
Fátima Sousa
(PSol)
9h30 — Reunião com o Grupo de Mulheres do Brasil
21h30 — Debate na TV Comunitária
Ibaneis Rocha
(MDB)
5h — Caminhada na Ceasa
8h30 — Café da Manhã com Associação dos Gestores Públicos (Adesp-DF)
12h — Almoço com representantes da Associação dos Auditores Tributários do DF (AAFIT)
21h30 — Debate na TV Comunitária
Júlio Miragaya
(PT)
11h — Reunião com economistas
12h — Plenária dos Servidores Federais
15h — Caminhada do Setor Comercial Sul até a Rodoviária
17h — Plenária Eu voto Lula na UnB
21h30 — Debate na TV Comunitária
Paulo Chagas
(PRP)
10h às 11h — entrevista à Rádio de São Sebastião
13h às 14h30 — Visita à Creche Alecrim (Estrutural)
21h30 — Debate na TV Comunitária
Rodrigo Rollemberg
(PSB)
9h30 — Caminhada em Samambaia
20h — Reunião com empresários no Gama
Rogério Rosso
(PSD)
9h30 — Café da manhã (conversa com jornalistas0
12h30 — Almoço 50 anos do Rosso
14h — Caminhada por Ceilândia
20h — Comício (Guará)
Antônio Guillen
(PSTU)
21h30 — Debate na TV Comunitária
* Agendas enviadas até as 20h de ontem