O globo, n. 31008, 30/06/2018. Economia, p. 19

 

Brasil espera acordo com UE em agosto

Bruno Rosa

Glauce Cavalcanti

30/06/2018

 

 

Mercosul e bloco europeu terão reunião técnica no início de julho

Após 18 anos de negociação, o Brasil quer chegar a um acordo político entre o Mercosul e a União Europeia (UE) até agosto, de acordo com Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Segundo ele, é preciso aproveitar a janela de oportunidade que foi aberta, na esteira de acordos similares feitos entre os europeus e o Japão e o México. Uma reunião técnica entre os dois blocos está marcada para o próximo dia 8.

Lima participou do Seminário “Competitividade com Foco na Exportação”, realizado pelo GLOBO em parceria com a ApexBrasil, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e a Firjan. O evento ocorreu ontem, no Centro do Rio.

— Queremos aproveitar a janela de oportunidade, entre julho e agosto, para ter o estreitamento das posições técnicas. Após isso, haverá uma reunião ministerial para que tenhamos uma possibilidade de fechar o acordo. A data da reunião ministerial vai depender da posição técnica — afirmou Lima. — A União Europeia fez o anúncio político com o Japão, mas os técnicos ainda estão colocando no papel o que foi acordado. No México, foi assim também. É feito o anúncio político, e depois se coloca no papel. Por isso, minha ideia é agosto.

Aloysio Nunes Ferreira, ministro das Relações Exteriores, destacou que, com a exacerbação do protecionismo, abriuse a possibilidade de fechar o acordo com a UE:

— O Mercosul e o Brasil passam a ser a noiva cobiçada. No próximo dia 8, vamos retomar a negociação técnica com a União Europeia. Na União Europeia, é mais complicado, pois são muito países. Queremos fechar um acordo semelhante ao que eles fecharam com outros países, como o México.