O globo, n. 30998, 20/06/2018. País, p. 9​

 

Ideias claras e visão otimista

20/06/2018

 

 

Conversa com Barroso expôs relevância de dados precisos para pensar o futuro do país

Uma apresentação que transitou por diversos temas, ideias expostas com clareza e que demonstram a necessidade de discutir mais a fundo os assuntos complexos do país. De acordo com os convidados do seminário E agora, Brasil?, organizado pelo GLOBO e com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), contribuiu para o debate ao elencar temas relevantes, como reforma política e mudanças no sistema judicial.

Na magistratura. Barroso conversa com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Milton Fernandes de Souza
O diretor-geral da Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico, Frederic Kachar, destacou a preocupação de Barroso em buscar dados confiáveis que possam orientar as decisões.

— Foi um evento muito rico, pela amplitude de assuntos, e o excepcional didatismo do ministro em expor os pontos de vista. Também me chamou a atenção a preocupação dele (Barroso) com métricas, dados, para que a gente não fique só no campo do discurso, mas que a gente meça e avalie o real impacto daquilo que se defende, discute ou adota. Acho que falta um pouco disso no Brasil. É sempre rico para quem está aqui (na plateia) e para os nossos leitores entender na intimidade o que pensa um ministro do Supremo — disse Kachar.

O diretor de Redação do GLOBO, Alan Gripp, citou as lembranças do ministro a respeito de avanços recentes na história brasileira.

— Barroso nos oferece uma visão muito qualificada e otimista sobre as conquistas que tivemos no passado recente e os caminhos para que a democracia brasileira avance nos próximos anos. Sua análise é um alento em tempos difíceis — afirmou Gripp.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, o seminário proporciona uma importante troca de conhecimento:

— Esse evento é muito importante, inclusive para apresentar as ideias e incentivar o desenvolvimento das próprias pessoas. O ministro Barroso tem ideias muito claras e as expõe muito bem. São ideias estudadas, têm base filosófica e na experiência dele. Ideias que, se implementadas, poderão fazer uma grande modificação no país.

Para o cônsul-geral da França no Rio, Jean Paul Guitraune, Barroso demonstrou de maneira clara um pedaço importante da história do Brasil:

— Nós gostamos muito dessa parceria com o GLOBO. O seminário E agora, Brasil? é um exercício que os empresários esperam. Gostei desta grande perspectiva, com 20 anos da história do Brasil sendo resumidos. Foram palavras com um otimismo maior do que eu costumo ler nos jornais. Ele (Barroso) também mostrou exatamente quais são as reformas necessárias, especialmente a política e o financiamento das campanhas.

VISÃO SOBRE AVANÇOS E CARÊNCIAS

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, destacou que o ministro respondeu a todos os questionamentos.

— Respondeu sobre a questão da orientação ao jovem que desejar participar da política, sobre a corrupção endêmica, presente em toda sociedade brasileira, e também apontou caminhos para resolver os problemas institucionais do Brasil.

Colunista do GLOBO, Ancelmo Gois salientou a visão de Barroso sobre o quadro brasileiro:

— Neste ano eleitoral, que tanto carece de ideias e programas, o ministro Barroso ofereceu um quadro notável dos avanços e das carências da sociedade brasileira. É um luxo para o Judiciário ter um ministro capaz de ter essa profunda compreensão das mudanças por que estamos passando.

Já o diretor da sucursal de Brasília do GLOBO, Paulo Celso Pereira, ressaltou a importância de ouvir um nome relevante do cenário nacional:

— Quando há a oportunidade de se questionar e ouvir por mais tempo alguém que é protagonista da cena nacional, é importante também que se debatam soluções para a crise por que o Brasil passa. Isso aconteceu com o ministro Barroso, ao detalhar, por exemplo, uma sugestão de reforma política. É mais interessante o diagnóstico do momento histórico que vivemos quando ele é feito por alguém que observa os acontecimentos de dentro de uma das principais esferas de poder no país.