O globo, n. 30997, 19/06/2018. País, p. 5
Ciro: vereador do DEM é ‘capitão do mato’
Dimitrius Dantas
19/06/2018
Pré-candidato ataca parlamentar paulista de partido que tenta atrair para sua coligação ao Planalto
Em meio às especulações de que espera atrair o DEM para o arco de alianças da sua campanha eleitoral, o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, provocou uma confusão com um integrante da sigla. Uma semana depois de dizer que só procuraria o DEM depois de formar uma “hegemonia moral” com PSB e PCdoB, Ciro atacou ontem fortemente o vereador de São Paulo Fernando Holiday (DEM), um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL).
Em entrevista à rádio “Jovem Pan”, Ciro Gomes chamou Holiday de “capitãozinho do mato”. Holiday classificou a fala do pedestista como racista e afirmou que vai processar o presidenciável.
— Esse Fernando Holiday é o capitãozinho do mato. A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar. Esse era o capitão do mato no passado — disse o pré-candidato a presidente do PDT, quando abordou a possibilidade de uma aliança com partidos do campo de centrodireita, como o DEM.
REAÇÃO INSTANTÂNEA
O vereador reagiu poucos minutos depois pelo Twitter. Holiday escreveu que, nos tempos de hoje, “racistas como Ciro” não são tolerados. Ele ainda chamou o pedetista de “destemperado e frouxo”.
“Ele (Ciro) está acostumado a ofender mulheres, homossexuais no estado dele, mas aqui em São Paulo ele vai ter que me respeitar. Não estamos mais no tempo em que racistas como Ciro são tolerados. Vai responder por isso na Justiça”, escreveu o vereador, que continuou: “Em agenda pelo estado do Amapá fui informado que fui alvo de ofensas raciais pelo Ciro Gomes, ele me chamou de ‘capitãozinho do mato’. A gravidade do ato foge da esfera política. Não é divergência ideológica, mas injúria racial pura e simples. Nossa conversa será na Justiça”, disse Holiday.
O assunto veio à tona quando o presidenciável foi perguntado sobre o fato de possivelmente fazer uma aliança com um partido que apoiou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que Ciro considera um golpe. Além disso, o pré-candidato também foi questionado sobre suas recentes declarações de que,
se eleito, revogaria medidas adotadas com o apoio do DEM, como o teto de gastos e a reforma trabalhista. Ao responder se considerava ter “liga” com o DEM diante dessas diferenças, o pedetista respondeu:
— Liga só se for para o futuro. Evidentemente que, se esse pacto existir, todos esses assuntos vão surgir.
“METÁFORA SEGURA”
Horas depois, em um fórum promovido pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), em São Paulo, Ciro tentou explicar sua declaração à rádio. O presidenciável afirmou que os capitães do mato eram negros contratados pelos senhores de escravos para persegui-los.
— Esse rapaz faz apologia do fim das cotas em um país em que a população negra é a primeira vítima da violência, a primeira vítima da exclusão do ACM Neto, de “anão moral” e ensino de qualidade. Portanto, “tampinha”. Em 2016, o deputado capitão do mato é uma metáfora federal Pauderney segura que eu tenho de Avelino foi chamado de “corretor” que ele faz esse papel em pleno da compra de votos da século 21 — disse. reeleição do ex-presidente
Holiday é conhecido por FH. posições polêmicas. O vereador Ontem, à rádio Jovem Pan, defende, por exemplo, a o presidenciável disse que revogação das cotas para negros respeita a dinâmica do DEM. em concursos públicos — O DEM tem candidato à e já chegou até mesmo a propor Presidência da República e a revogação do Dia da esse candidato é o Rodrigo Consciência Negra. Ele argumenta Maia, ninguém menos que o que a política cotista presidente da Câmara Federal. reforça o racismo e não ajuda Portanto, o sinal público os negros. que eles dão de que admitem
Uma aliança entre Ciro e o conversar comigo me surpreendeu, DEM tem dificuldades de e eu não sou candidato acontecer devido a algumas à madre superiora de declarações do pedetista no um convento, mas à Presidência passado. Em 2005, no auge do Brasil — afirmou. do escândalo do mensalão, Para evitar constrangimentos Ciro chamou com o DEM, Ciro tem adotado o o prefeito discurso de que espera reunir as de Salvador, mais diferenças forças políticas em torno de sua campanha.