Título: Cespe vai se tornar empresa pública
Autor: Abreu, Roberta
Fonte: Correio Braziliense, 04/05/2012, Cidades, p. 27

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB) deve se tornar uma empresa pública federal. A fragilidade da forma de pagamentos aos colaboradores é o principal motivo da mudança. A intenção do Ministério da Educação é que até o fim deste mês seja concluído o projeto no âmbito do Executivo para ser enviado ao Congresso Nacional. Uma minuta da proposta foi entregue à universidade para avaliar o texto. Segundo o diretor do Cespe, Ricardo Carmona, mesmo com a mudança, o vínculo com a UnB será mantido . "O MEC se mostrou favorável a essa condição. O Cespe nasceu dentro da UnB e se tornou um centro de excelência", disse.

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou irregularidades no pagamento de funcionários. Parte deles recebe gratificações ilegais para trabalhar nos fins de semana, quando ocorrem provas, além de horas extras. "Temos duas categorias de funcionários. Os vinculados à UnB — 80 servidores —, e os prestadores de serviço, que somam 350 pessoas. Eles trabalham além do horário normal, com uma jornada que se estende pelo período noturno ou pelos fins de semana. Além do salário, ganham um adicional. O TCU apontou que essa forma de pagamento não está de acordo com os preceitos legais", explicou Carmona. O tribunal deu um prazo até 30 de junho para o Cespe regularizar a situação desses funcionários.

A transformação do Cespe em empresa pública foi a solução encontrada para sanar o problema. Segundo Carmona, a ideia existia há algum tempo. "Ela vem desde o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Na nova empresa, a UnB vai ceder um corpo de servidores, mas o Cespe vai contratar a maior parte por concurso público. Não podemos contratar todos de uma vez, esperamos que dentro de quatro anos seja concluído o processo." Carmona afirma que, mesmo com a mudança, a nova empresa permanecerá responsável por aplicar os processos seletivos da UnB. "Continua com essa incumbência", garantiu o diretor do Cespe.

O reitor da UnB, José Geraldo, acredita que até o fim do mês a proposta seja encaminhada à Casa Civil. Segundo ele, para manter o vínculo, a universidade apresentou sugestões ao projeto do MEC. "A empresa pública terá a participação da UnB na diretoria e na indicação dos membros para a lista tríplice destinada à escolha do presidente. Com isso, asseguramos a relação fundamentalmetne de natureza acadêmica", disse.