O globo, n. 31069, 30/08/2018. País, p. 5

 

Livro citado por Bolsonaro não foi distribuído em escolas

Daniel Salgado

30/085/2018

 

 

Informação do candidato, dita durante entrevista ao Jornal Nacional, foi negada pela editora e pelo Ministério da Educação

O livro“Aparelho Sexuale Cia” não fez parte de qualquer kit escolar, ao contrário do que afirmou o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista ao Jornal Nacional na noite de terça-feira. A informação foi desmentida pela editora e pelo Ministério da Educação. Além disso, diferentemente do apontado pelo deputado, o livro não fez parte do material contido no que ele chama de “kit gay”, que, por sua vez, era parte de um programado governo chamado“Escola Sem Homofobia” eque nunca chegou a ser posto em prática.

—Na biblioteca das escolas públicas tem. É um livro escolar,é para crianças. Os pais não sabem que isto está na biblioteca— disse Bolsonaro no Jornal Nacional.

O Ministério da Educação e a editora negaram que tenham comprado ou sugerido a obra em qualquer situação para as escolas brasileiras.

O livro, publicado em 2007 no Brasil pela Companhia das Letras, foi escrito pela francesa Hélène Bruner e desenhado pelo seu então marido, o cartunista suíço Zep, que utilizou personagens de sua famosa série de quadrinhos “Titeuf”.

Editado originalmente na França, a obra vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares no mundo e chegou a ser base de uma exposição educativa no museu da Ciência e Indústria de Paris. Segundo a editora, ao contrário do afirmado por Bolsonaro, o volume nunca foi indicado ao público infantil, e sima alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ou seja, adolescentes dos 11 aos 15 anos.

Ainda de acordo coma editora, o livro trata de assuntos como “paixão, as mudanças da puberdade, a contracepção, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia e incesto” com “sólida base pedagógica e rigor científico”.