O globo, n. 31065, 26/08/2018. País, p. 11

 

'Cabeças' do Real: ideiais parecidas, vários candidatos

Dimitrius Dantas

26/08/2018

 

 

Economistas Pérsio Arida, Gustavo Franco e André Lara Resende atuam nas campanhas de Alckmin, Amoêdo e Marina

Vinte e quatro anos após terem trabalhado juntos na elaboração do Plano Real, os economistas Pérsio Arida, Gustavo Franco e André Lara Resende estão coordenando, cada um, a área econômica de um candidato à Presidência: Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede), respectivamente. Deixando de lado as diferenças partidárias, porém, os três admitem que não há praticamente nenhuma diferença entre o que defendem.

Por anos, o trio se afastou da política e se dedicou a trabalhos em bancos de investimento ou gestoras. Eles voltaram à cena nestas eleições —dois deles longe do PSDB. Franco e Lara Resende não poupam críticas ao partido que, segundo eles, envelheceu. O grupo político do qual faziam parte na legenda foi perdendo a importância —no auge dos governos Lula, o PSDB preferiu esconder propostas que marcaram os governos FH, como as privatizações. Na campanha de 2006, Geraldo Alckmin chegou a vestir um macacão com todos os logos de empresas estatais para negar que iria privatizá-las.

Apesar da divisão política, os três mantêm o relacionamento pessoal. —Continuamos todos pensando exatamente da mesma forma —afirma Gustavo Franco.

A análise dos discursos do trio comprova a fala de Franco. Ao discorrer sobre os problemas do Brasil, eles repetem quase as mesmas frases: criticam o desequilíbrio fiscal, defendem medidas como a redução do tamanho do estado e, se pudessem, privatizariam todas as empresas. Nesse ponto, só falta combinar com os candidatos que cada um assessora. Franco é o que tem mais liberdade para colocar no papel o que acredita: no Novo, partido liberal, defende até suas teses mais radicais. Lara Resende, no entanto, encontra mais resistência. O economista também acha que todas as empresas públicas deveriam ser privatizadas, sem exceção. Marina discorda. Ex-petista, a candidata da Rede é contra deixar a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa nas mãos do mercado, por exemplo. Segundo Lara Resende , Marina acredita que as três estatais têm um papel simbólico. —Quem é a candidata é ela, não sou eu. Ela é a favor de privatizar todas as empresas que podem ser privatizadas —diz o economista da Rede, sem deixar de concluir com uma ressalva. — Desde que haja um marco regulatório, claro.

CRÍTICAS AO CENTRÃO

Lara Resende e Franco estão em partidos pequenos: a Rede, de Marina Silva, terá 21 segundos por bloco da propaganda eleitoral. Amoêdo mal conseguirá dizer “privatização” em seu programa de cinco segundos. Já o candidato de Arida, Alckmin, terá seu “latifúndio” no programa eleitoral: metade do tempo total de rádio e TV pertence ao tucano, que fez acordo com os partidos do centrão. A aliança entre o PSDB e as siglas é a principal crítica dos dois economistas que deixaram o tucanato. —Para fazer o ajuste que tem de ser feito, você não pode ser refém dessas mesmas forças da velha política que fizeram uma coalizão para fraudar o Estado e capturar rendas através do patrimonialismo e do corporativismo —diz Lara Resende.

Nas diretrizes dos programas de governo, as semelhanças entre as três candidaturas ficam aparentes. Os três, por exemplo, defendem o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), proposta que uniria cinco tributos (ICMS, PIS, Cofins, IPI e ISS). Alckmin, Amôedo e Marina também são favoráveis a uma reforma da Previdência e prometem “abolir os privilégios”. Ao falar dos problemas da economia, o trio de especialistas também foi unânime em seu posicionamento ao apontar culpados para a crise: a ex-presidente Dilma Rousseff e o PT. —O fracasso econômico e moral de Dilma deu novo impulso a essa agenda liberal brasileira e, por isso, essas ideias são abraçadas por quase todo mundo nos partidos políticos —opina Gustavo Franco, do Novo.