Título: Acordo petista
Autor: Mascarenhas, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 16/05/2012, Política, p. 3

Um almoço entre os deputados petistas Odair Cunha (MG), Paulo Teixeira (SP) e Cândido Vaccarezza (SP) e os senadores Humberto Costa (PE) e José Pimentel (CE) definiu a votação do requerimento para pedir informações por escrito ao procurador- geral da República. Durante o encontro, prevaleceu o entendimento de que o melhor para o PT seria se desligar da imagem de partido que trabalha para desgastar Roberto Gurgel e tentar dividir com as outras legendas o ônus de pedir explicações.

Essa avaliação foi uma reação às declarações dos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, na semana passada, em defesa de Gurgel. O posicionamento dos ministros acendeu o sinal amarelo para os réus do mensalão, que temem uma piora na relação com o STF, já que o julgamento do caso ocorrerá nos próximos meses.

No MP, a aprovação do requerimento foi bem recebida, mas procuradores temem que a manobra abra um precedente. “Imagine se a CPI ficar mandando Gurgel responder tudo por escrito. Ele é constitucionalmente impedido de testemunhar à comissão, seja pessoalmente ou por outros meios”, alerta um integrante da Procuradoria-Geral da República. O trabalho do MP agora é tentar melhorar a relação com a Polícia Federal.