Correio braziliense, n. 20215, 25/09/2018. Política, p. 4

 

Brasília-DF

Denise Rothenburg

25/09/2018

 

 

Bolsonaro no terreiro de Lula

Começou a aparecer uma mobilização muito maior pró-Bolsonaro no Nordeste. Há quem diga que é resultado do botão do pânico apertado por parte do empresariado, que não quer ver o PT nem pintado de ouro. A ordem, agora, é tentar dar uma forcinha para que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, tente liquidar a fatura no primeiro turno, algo hoje improvável. Porém, diante dos cenários de derrota no segundo turno para os três adversários, seja Ciro Gomes, seja Fernando Haddad ou Geraldo Alckmin, é o que resta.

Na semana passada, conforme adiantou a coluna, muitos endinheirados disseram num jantar que estavam dispostos a seguir por esse caminho. A forma de refluir será se Geraldo Alckmin apresentar uma reação maior. O Ibope, por exemplo, não apresentou uma simulação de segundo turno entre Geraldo Alckmin e Fernando Haddad. Se o tucano mostrar fôlego contra o petista, terá condições de agregar. Se não reagir, o empresariado jogará mais pesado na direção de Bolsonaro.

O espaço da terceira via

Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin aproveitarão a pesquisa Ibope divulgada ontem. Cada um vai tentar se apresentar nesta semana como o caminho mais seguro para quem não quer Jair Bolsonaro ou o PT na Presidência da República.

O jogo de Temer

A intenção do presidente Michel Temer de fazer a reforma da Previdência caminhar a passos largos ainda neste ano tem a simpatia de muitos candidatos. Quem tem conversado com Paulo Guedes garante que ele não se oporá. O candidato Jair Bolsonaro, entretanto, tem dito que “quer estudar mais”.

O jogo do plenário

Antes de bater o martelo sobre se votará ou não a proposta neste ano, os congressistas vão estudar a correlação de forças do Congresso. Se a balança pender para o grupo que rejeita a reforma, o governo tentará com mais afinco aprovar ainda neste ano.

Debate interditado

Ao longo da entrevista de Jair Bolsonaro à Joven Pan, o filho do candidato intervém para falar sobre como foi avisado do crime contra seu pai justamente na hora em que Augusto Nunes pergunta sobre programa de governo. O filho conta da agonia daquele dia do atentado e o detalhamento do programa de governo fica esquecido.

Curtidas

Selfies & retratos/ O presidente em exercício, Dias Toffoli, posou para várias fotos ao lado da mesa presidencial. Como não pretende ser candidato, não passou por aquele estresse que a maioria dos políticos tem, de se sentar na cadeira antes da hora.

Campanha milionária/ O presidente do PP, Ciro Nogueira, é apontado por aliados e adversários como a campanha mais abastada do Piauí.

Enquanto isso, na Praça dos Três Poderes.../ O Panteão da Pátria será palco da Conferência Internacional de Segurança Jurídica e investimento, promovida pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). Em destaque, acordo de leniência e compliance e, ainda, agronegócio e mineração. À noite, a Associação entrega o prêmio Marco Maciel a personalidades que se destacaram nessa área.

…e em Nova York/ O presidente Michel Temer aproveitará o discurso na ONU para ressaltar que a democracia permanece forte no país. Sabe como é, depois dos recursos da defesa de Lula ao escritório de direitos humanos das Nações Unidas, o governo considera que não é demais lembrar.