Título: Juiz assume a Grécia até eleição em junho
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 17/05/2012, Economia, p. 14

O juiz Panagiotis Pikrammenos, chefe da Suprema Corte Administrativa da Grécia, foi empossado ontem como primeiro-ministro interino pelo presidente Karolos Papoulias, que tem poderes limitados como chefe de Estado. Os líderes de vários partidos representados no parlamento deram aval ao juiz, que terá o papel de comandar a Grécia até as novas eleições marcadas para o dia 17 de junho. A nomeação de Panagiotis coloca fim a uma série de acordos frustrados dos três partidos mais votados nas eleições realizadas em 6 de maio e que não chegaram a fechar alianças suficientes para assumir o gabinete parlamentar.

O Nova Democracia (ND), partido conservador, que venceu o pleito, tentou fechar, sem sucesso, acordo com o terceiro colocado, o socialista Pasok e, embora ambos apoiem a continuidade das medidas de austeridade, como garantia do resgate da dívida do país pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia (UE), há divergências quanto às prioridades. O segundo colocado, o partido de extrema esquerda Syriza, que pretende tornar nulo o acordo com o FMI e a UE, também não chegou a formar gabinete.

Contágio As primeiras pesquisas de opinião apontam que o Syriza, sob o comando do carismático Alexis Tsipras, de 37 anos, que diz ser possível rejeitar o pacote de resgate financeiro sem deixar o euro, lidera as primeiras pesquisas de opinião. O que tem provocado forte turbulência no mercado financeiro internacional a ponto de autoridades do Banco Central Europeu e de governos nacionais do continente ameaçarem parar de financiar a dívida grega se o país escolher um governo que rejeite as medidas de austeridade previstas no pacote de resgate financeiro.

Muitos gregos dão de ombros para essa ameaça e não veem contradição entre seu arraigado desejo de permanecer na zona do euro e sua oposição às condições impostas pela UE e o FMI. As bolsas europeias caíram ao seu menor nível do ano por causa da crise grega, e os operadores temem novas quedas nos próximos dias, refletindo o temor de contágio para outras economias endividadas da UE, inclusive Espanha e Itália. O euro ficou cotado abaixo de 1,28 por dólar ontem face ao temor que a Grécia saia da Zona do Euro.

» Amigos de Loukanikos

Vândalos sujaram a casa de um alto oficial alemão da União Europeia que trabalha na missão para a Grécia e atearam fogo no carro de sua esposa em um protesto contra os cortes que os credores internacionais estão impondo sobre Atenas. O grupo que assumiu autoria do ataque, em mensagem enviada ao jornal Berliner Morgenpost chama-se "Amigos de Loukanikos". Loukanikos (salsicha) é o nome de um cachorro de rua adotado por manifestantes anti-austeridade em Atenas. O promotor sênior Helmut Lange disse que o grupo era até então desconhecido. Ele se recusou a dizer se o oficial, Horst Reichenbach, ou sua família estavam ou não em casa, em Potsdam, nos arredores de Berlim, no momento do ataque na noite de segunda-feira. Reichenbach dirige uma força-tarefa da Comissão Europeia encarregada de ajudar a reconstruir a economia da Grécia, agora em seu quinto ano de recessão.