O Estado de São Paulo, n.45605 , 28/08/2018. Política, p.A9

Ciro diz ter ‘confiança cega’ em Carlos Lupi

 

 

Eleições 2018 Campanha / Em entrevista à TV, pedetista é confrontado sobre fato de presidente de seu partido ser réu

 

Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, na noite de ontem, candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, confrontou a afirmação do apresentador William Bonner de que o presidente de seu partido, Carlos Lupi, é réu em um processo no Distrito Federal e reafirmou a confiança total no dirigente. “Carlos Luppi tem minha confiança cega”, disse Ciro.

O candidato respondia a uma pergunta de Bonner sobre a possível contradição entre seu discurso de combate à corrupção e o fato de ter dito que Lupi pode ter “o cargo que quiser” em um eventual governo do PDT – o apresentador listou as pendências do dirigente com a Justiça, como o fato de Lupi ser réu em um processo na Justiça do Distrito Federal.

“Tenho certeza que ele é um homem de bem. Réu ele não é”, disse Ciro. “Estou lhe dizendo que ele é réu”, rebateu Bonner.

Na verdade, Lupi é réu em ação civil por improbidade administrativa na Justiça Federal do Distrito Federal. A ação corre na 6.ª Vara de Brasília. A acusação foi oferecida em 2012 e aceita em 2015. O caso remonta à gestão de Lupi no Ministério do Trabalho, na primeira gestão Dilma.

Em nota, Lupi afirmou que jamais respondeu “a nenhum processo criminal e/ou fui investigado por corrupção”. “Reforço que sou ficha limpa e não aceitarei que meu nome seja citado sem o devido esclarecimento, na tentativa de me igualar a políticos sob investigações gravíssimas de corrupção e com o claro objetivo de prejudicar a candidatura do combativo Ciro Gomes à Presidência do Brasil”, disse. Ciro se comprometeu a fazer esclarecimentos em sua página na internet.

Na entrevista, Ciro ainda defendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, registrado como candidato pelo PT, que cumpre pena em Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Para mim o Lula não é um satanás como certos setores da imprensa e da opinião brasileira pensam e também não é um Deus, anjo como certos setores metidos a religiosos do PT pensam.”