Título: Respostas de Gurgel
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 18/05/2012, Política, p. 4
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que irá responder prontamente as perguntas enviadas pela CPI que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. "Já recebi (as perguntas da CPI) e tenho dito que jamais deixaria sem resposta o Congresso Nacional", afirmou ontem Roberto Gurgel.
Ele foi alvo de inúmeras investidas de parlamentares da comissão que insistiram na convocação do procurador-geral. O argumento era de que Gurgel teria de explicar os motivos pelos quais demorou a pedir a abertura do inquérito contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).
Na época em que a CPI debateu sua convocação, Gurgel observou que há um impedimento processual para que ele compareça à comissão, uma vez que as investigações referentes à Operação Monte Carlo estão sob a sua responsabilidade. Por sugestão do próprio procurador-geral, porém, a CPI definiu que ele responderia as perguntas por escrito e, assim, recuou em relação à convocação. Gurgel ainda não definiu quando irá entregar as respostas.