Título: Dilma doará indenização
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 19/05/2012, Política, p. 8

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem que doará ao grupo Tortura Nunca Mais a indenização que receberá do estado do Rio de Janeiro. O pagamento, de aproximadamente R$ 20 mil por pessoa, será distribuído aos 245 presos políticos — ou seus familiares — no estado durante a ditadura, incluindo a presidente. O Tortura Nunca Mais é formado por ex-presos políticos e luta pelo resgate da memória histórica do período.

O requerimento da indenização foi feito por Dilma em 2004. Além do Rio de Janeiro, a presidente acionou os estados de Minas Gerais e São Paulo, onde também foi interrogada e julgada. A presidente participou da luta armada contra o regime de exceção pelo grupo VAR-Palmares, e chegou a ser presa e torturada.

Além de Dilma, as 244 que serão indenizadas também receberão um pedido formal de desculpas do estado em 4 de junho. Na cerimônia, que acontecerá no estádio Caio Martins, em Niterói, onde os militares torturavam presos políticos, será entregue uma carta com pedidos de desculpas às vítimas e às respectivas famílias. Desde 2001, quando o Rio de Janeiro aprovou a lei estadual de reparação, já foram indenizadas 650 vítimas.

São Paulo Dilma passou a sexta-feira em São Paulo, onde almoçou como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Como parte do esforço para alavancar a candidatura do ex-ministro da Educação, Dilma e Lula visitaram, na companhia de Haddad, a exposição Guerra e paz, do artista brasileiro Cândido Portinari, no Memorial da América Latina. Na última pesquisa de intenção de votos, realizada no início do mês, Haddad não conseguiu ultrapassar a marca dos 3%, enquanto o tucano José Serra liderava o levantamento, com 31%.