Título: Briga no PT vai às urnas
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 20/05/2012, Política, p. 8

Cerca de 25 mil filiados ao PT na capital pernambucana estão convocados hoje para escolher quem será o candidato da legenda à prefeitura de Recife. Com estrutura de eleição municipal, com urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o pleito deve por fim à briga interna no partido, que comanda a cidade há 12 anos. O atual prefeito, João da Costa, luta pela reeleição enquanto o deputado federal Maurício Rands tenta emplacar sua candidatura. Até agora, a disputa foi marcada por troca de farpas e acusações entre os dois pré-candidatos e seus apoiadores.

A briga chegou até a lista de filiados aptos a participarem das prévias. O impasse teve de ser submetido a uma comissão do Diretório Nacional da legenda que, até o fechamento desta edição, ainda não havia decidido se os militantes com a filiação contestada poderiam participar do pleito. "Nós cumprimos integralmente as regras. Eles não conseguiram e estão tentando colocar na lista pessoas que não estão em dia com suas obrigações partidárias", sustentou o senador Humberto Costa, que apoia a candidatura de Rands. O deputado federal Fernando Ferro, que apoia João da Costa, admite a possibilidade de entrar com uma liminar na Justiça para resolver o impasse.

João da Costa foi eleito com o apoio do ex-prefeito João Paulo, que o antecedeu. Os dois romperam, e o antigo prefeito passou a apoiar a candidatura de Maurício Rands, que conta também com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Ambos os lados reconhecem que o conflito entre os dois pode prejudicar a candidatura de quem vencer nas urnas hoje, mas admitem que isso está longe de comprometer o favoritismo da legenda. Opositores avaliam que o jogo na capital pernambucana começa agora, e pretendem se aproveitar das farpas trocadas e feridas abertas pelos dois pré-candidatos para desqualificar a candidatura do PT. Não será uma batalha fácil. Na última pesquisa divulgada pelo Instituto Maurício de Nassau, por exemplo, João da Costa aparece em primeiro lugar, oscilando entre 20% e 22% das intenções de votos.