Título: MEC culpa tempo de construção
Autor: Mariz, Renata; Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 21/05/2012, Brasil, p. 6

A construção de uma creche leva em média de um ano e meio a dois anos para ser finalizada, de acordo com cálculo do Ministério da Educação (MEC). Só a etapa de licitação chega a demorar seis meses. Essa é a justificativa da pasta para a evolução pouco expressiva no número de unidades concluídas do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Pública de Educação Infantil (ProInfância). A omissão de prefeituras, que alegam falta de recursos para colocar o espaço em funcionamento, tem sido outro motivo apresentado pela pasta.

O conselheiro do Movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, compreende as dificuldades inerentes ao processo de construção, mas considera um erro atribuir às prefeituras o não funcionamento. "O MEC sabe qual prefeitura tem condições de arcar com os custos de funcionamento e manutenção. Por que assina convênios com quem não poderá oferecer o serviço? É passar um cheque em branco para fazer média e depois esquecer", critica.

Quanto ao Brasil Carinhoso, o professor tem opinião realista. "Lançar um programa é fácil, já fui gestor público. Difícil é criar mecanismos de acompanhamento, corrigir os processos e perseguir o cumprimento das metas", diz. O MEC tem à disposição o Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec), ferramenta que mostra o andamento detalhado do processo da obra. Há até fotos das creches em funcionamento. "Recurso para gerenciar existe, isso é fato", finaliza o representante do Todos pela Educação. (RM e PF)