Título: Críticas ao Brasil Carinhoso
Autor: Gama, Júnia
Fonte: Correio Braziliense, 09/05/2012, Política, p. 5

Tucanos dizem que programa de assistência do Planalto tem “caráter eleitoreiro”

A oposição classificou ontem de “eleitoreiro” o incremento no programa Bolsa Família que será anunciado pelo Palácio do Planalto no próximo fim de semana, a cinco meses das eleições municipais de outubro. O grupo criticou também o ritmo lento no cumprimento de promessas de campanha feitas pela presidente Dilma Rousseff. “Isso tem caráter eleitoreiro. Se fosse eleitoreiro, mas bom para a população, estaria bem. O problema é que o governo usa a mentira como método e não cumpre o que promete”, dispara o líder da minoria na Câmara, deputado Mendes Thame (PSDB-SP).

“Somos totalmente favoráveis à ação, que procura dar melhores condições para que as mães cuidem apropriadamente de seus filhos. No entanto, o governo deveria também melhorar o atendimento na saúde e tirar do papel a promessa das creches. Durante a campanha, a então candidata Dilma prometeu construir quase 6,5 mil creches durante os quatro anos de mandato, o que daria uma média de 1,5 mil por ano — e que até agora não saíram do papel”, acrescentou o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE).

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) ressaltou ainda que é preciso cuidado para que o programa não caia no assistencialismo. “Precisamos ver qual é a contrapartida para não ser somente um programa que não sirva para integrar socialmente os beneficiários e permitir o resgate social duradouro dessas famílias”, defende.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, confirmou ontem que a presidente irá anunciar as medidas, voltadas para famílias com crianças de até 6 anos. “A presidente Dilma vai, sim, lançar um pacote para as mães e também para as crianças. Vai ser no Dia das Mães, e o anúncio será feito pela presidente”, disse Gleisi. O Brasil Carinhoso — nome que o programa deverá ganhar — garantirá renda mínima de R$ 70 para cada membro de famílias extremamente pobres, desde que tenham ao menos uma criança menor de 6 anos.

O programa será anunciado em cadeia nacional de rádio e tevê, durante horário nobre, em homenagem ao Dia das Mães, no próximo domingo. Na segunda-feira, um evento no Palácio do Planalto irá lançar oficialmente o pacote de benefícios.

Ações O Brasil Carinhoso deverá ter três eixos: o reforço ao Bolsa Família; a ampliação dos programas de saúde para crianças de até 6 anos — com controle de anemia e de suplementação de vitamina A —, além da inserção de remédios gratuitos para asma em unidades do Farmácia Popular; e, por último, o aumento do acesso de crianças de famílias extremamente pobres a creches. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, apenas 3,6% das pessoas na primeira infância inscritas no Bolsa Família frenquentam creches.

A ampliação do Bolsa Família terá como foco famílias do Norte e do Nordeste, regiões em que Dilma Rousseff teve quase 12 milhões de votos a mais do que José Serra (PSDB) nas eleições de 2010 — nas outras três, a vantagem foi inferior a 300 mil votos.