O globo, n. 31044, 05/08/2018. País, p. 14

 

Garotinho fecha aliança com PRB para governo do Rio

Igor Mello

05/08/2018

 

 

Ex-governador esteve em convenção com prefeito Marcelo Crivella e senador Eduardo Lopes

O PRB do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, bateu o martelo evai apoiara candidatura do ex-governador AnthonyG aro tinho(PRP) ao Palácio Guanabara. A aliança foi oficializada ontem à tarde, durante a convenção do PRB, no Olaria Atlético Clube, na Zona Norte do Rio.

Garotinho chegou ao local com Crivella e Eduardo Lopes, presidente estadual do PRB, que tenta reeleição ao Senado. Apesar do gesto, Garotinho e Crivella pouco interagiram. Durante seu rápido discurso, o ex-governador fez um aceno ao prefeito, ao dizer que ele foi “covardemente atacado” durante acrise causada por uma reunião secreta, revelada pelo GLOBO, na qual o prefeito ofereceu vantagens para lideranças evangélicas. A denúncia levou a um pedido de impeachment, rejeitado pela Câmara dos Vereadores.

Após o evento, Crivella discursou novamente, mas saiu sem conversar coma imprensa. Ao lado de Garotinho e dos principais nomes do PRB, disse ter certeza que “aqui não existe nenhum corrupto”. Eduardo Lopes, porém, admitiu que existe constrangimento em apoiar Garotinho, preso três vezes nos últimos anos e alvo de diversos processos.

—Constrangimento tem de todos os lados. O (Eduardo) Paes vai se constranger também, mas vai seguir a disputa e tem 16 partidos com ele — afirmou. — O cenário que temos é esse. Dentro desse cenário temos que tomar posição.

SEM ALIANÇA NACIONAL

Os membros da coligação de Garotinho têm alinhamentos diferentes na eleição nacional: seu PRP vai apoiar Álvaro Dias (PODE), o PROS se aliou ao PT, enquanto o PRB está com Geraldo Alckmin (PSDB). Apesar disso, o exgovernador disse não estar discutindo a questão.

—Não estou focado na eleição presidencial. Na situação do estado, seja quem for o presidente vai ter que sentar com quem ganhar no Rio para renegociar esse pacote fiscal, que é um desastre.