O globo, n. 31043, 04/08/2018. País, p. 9
Romário vence disputa com Paes e ganha apoio do PR
Marco Grillo
04/08/2018
Companheiro de chapa do senador será o deputado Marcelo Delaroli, que estava cotado para ser vice do ex-prefeito; DEM fecha aliança com PSDB
O senador Romário, pré- candidatoa o governo do Rio pelo Podemos, venceu a disputa como ex- prefeito Eduardo Paes( D EM) e conquistou o apo iodo PR, que vai indicaro vice em sua chapa. O nome escolhidoéo do deputado federal Marcelo Delaroli, que também esteve cotado para ser vice de Paes. A aliança será formalizada hoje, na convenção estadual do Podemos.
A distribuição do tempo de cada partido no horário eleitoral gratuito ainda não foi sacramentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a entrada do PR deve acrescentar em torno de 45 segundos à campanha de Romário na televisão. Ele também terá a Rede ao seu lado, apesar da discordância de Marina Silva, que já anunciou que não vai se envolver na candidatura do senador.
A entrada de Dela roli, queé de Maricá e disputou aeleiçã opara apref eiturada cidade em 2016— perde upara o petista Fabiano Horta — gerou uma provocação de Romário a Paes nas redes sociais. O senador publicou uma foto, aoladododeputado, usandouma camisa com os dizeres “Eu amo Maricá”. Em uma conversa por telefone com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgada pela Lava-Jato em março de 2016, Paes chamou Maricá de “merda de lugar”. Delaroli postou a mesma imagem e afirmou: “Não poderia trair minha cidade nem os municípios do interior”.
Em resposta, Paes publicou uma foto ao lado de Fabiano Horta, que foi seu secretário na prefeitura do Rio, e, sem citar os adversários, fez uma ironia: “Ele (Horta) me disse com que companhias eu não deveria andar por lá (em Maricá). Outras figuras eu deixo para os outros”.
Romário também terá na campanha um ex-aliado de Paes: Rodrigo Bethlem, ex-secretário municipal de Ordem Pública, será o seu estrategista político. Bethlem deixou a prefeitura em meio a denúncias de corrupção, o que ele nega. Em 2016, ele trabalhou na campanha do prefeito Marcelo Crivella (PRB).
Ontem, Paes recebeu o apoio do PSDBedoAvante, ampliando a coligação que já conta com MD B, P PS, P V, entre outras legendas. JáoPDTresistiu à iniciativa do ex-prefeito, que tentava atrair a sigla, elançou a candida turado deputado estadual Pedro Fernandes.