Correio braziliense, n. 20202, 12/09/2018. Cidades, p. 18

 

Ex-distrital venceria no 2º turno

Helena Mader

12/09/2018

 

 

ELEIÇÕES 2018 » Desempenho da candidata do Pros, de acordo com a pesquisa do Instituto Opinião Política, supera o dos concorrentes em caso de uma nova rodada de votações em outubro

A pesquisa encomenda pelo Correio Braziliense e realizada pelo Instituto Opinião Política testou seis cenários para um eventual segundo turno, com os quatro candidatos mais bem colocados na primeira sondagem. A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa, candidata do Pros ao GDF, é a única que venceria em todas as simulações.

Se a disputa do segundo turno fosse entre Eliana Pedrosa e Rodrigo Rollemberg (PSB), a ex-parlamentar ganharia a eleição com 46,5% dos votos, contra 22,7% do atual governador. Nesse cenário, 28% dos eleitores declararam que pretendem votar nulo ou em branco, e 2,8% não souberam avaliar.

Outra possibilidade analisada pelo levantamento foi uma disputa entre Eliana e o deputado federal licenciado Rogério Rosso, do PSD. Nessa hipótese, a candidata ganharia com 40,8% dos votos, e o ex-governador tampão do Distrito Federal seria a opção de 29,7% dos entrevistados. Para essa simulação, 26,2% dos eleitores afirmaram que votarão nulo ou em branco e 3,3% não souberam avaliar.

Caso a eleição de 28 de outubro seja disputada por Pedrosa e pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM), a ex-deputada distrital e empresária teria 40,5% dos votos e o parlamentar, líder da Bancada da Bala, ficaria com 28,8% do eleitorado. Nessa conjuntura, 26,3% dos entrevistados garantiram que preferem votar nulo ou em branco e 4,3% não souberam avaliar.

Já se a disputa ficasse entre Alberto Fraga e Rodrigo Rollemberg, o deputado federal do DEM seria eleito com 40,9% dos votos, e o governador ficaria com 26,8% do eleitorado, de acordo com a pesquisa do Instituto Opinião Política. Nessa simulação, 29,3% dos entrevistados votariam nulo ou em branco, e 3,0% não souberam avaliar.

Outra opção de cenário testada no levantamento encomendado pelo Correio foi um eventual segundo turno entre Rogério Rosso e o governador Rollemberg. Nesse contexto, o candidato do PSD ganharia as eleições com 42,5% dos votos e o governador ficaria com 26,4%. Nessa conjuntura, 27,7% do eleitorado declarou a intenção de votar nulo ou em branco e 3,4% não souberam avaliar.

Por último, a pesquisa de intenções de voto do Correio Braziliense testou como seria um eventual segundo turno entre os deputados federais Rogério Rosso e Alberto Fraga. Com esse horizonte, Rosso ganharia a eleição com 36,5% dos votos. Mas, nesse cenário, a diferença entre os candidatos seria menor: Alberto Fraga teria a preferência de 30,5% dos eleitores. Com esse panorama, 28,5% dos entrevistados votariam nulo ou em branco, e 4,5% não souberam avaliar.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Aprovação da gestão de Rollemberg sobe

12/09/2018

 

 

A rejeição dos eleitores aos políticos que disputam o governo caiu entre agosto e setembro, de acordo com a pesquisa. No mês passado, 69,1% dos entrevistados declararam que não votariam de jeito nenhum no candidato à reeleição do GDF, Rodrigo Rollemberg. Na sondagem mais recente, esse percentual caiu para 64,2%. Já a rejeição ao nome da candidata Eliana Pedrosa, que era de 52,1%, passou para 43,4%.

No caso de Alberto Fraga, 61,8% dos eleitores consultados pelo instituto disseram que não votariam no parlamentar de jeito nenhum. Agora, esse percentual ficou em 54,8%. Para Rogério Rosso, o índice foi de 59,5% para 51,0%, e na testagem do nome de Ibaneis Rocha, o percentual caiu de 68,0% para 67,2%.

A pesquisa avaliou ainda o nível de conhecimento do eleitorado com relação aos candidatos que sonham com Palácio do Buriti. Pela pesquisa, Rollemberg é o nome mais conhecido dos entrevistados: 47% disseram conhecer bem o socialista. Alberto Fraga aparece na sequência, conhecido por 31,0% dos eleitores. Eliana Pedrosa é a terceira com maior notoriedade entre o eleitorado. A pesquisa mostrou que, entre os entrevistados, 28,3% conheciam bem a ex-deputada distrital. O deputado Rogério Rosso é bem conhecido por 24,5% dos eleitores consultados e Ibaneis Rocha, por 5,5% das pessoas.

Outro ponto avaliado pelo Instituto Opinião Política foi a aprovação da maneira com que  Rollemberg administra o Distrito Federal. Esse índice subiu de 16,8% para 22,2%, entre agosto e setembro. Já o total de eleitores que desaprovam a gestão do chefe do Executivo caiu de 73,4% para 71,7%. Na pesquisa mais recente, 5,7% não souberam avaliar e 0,5% não responderam.