O globo, n. 31042, 03/08/2018. País, p. 4

 

Da Presidência por um fio a candidatura a deputado

Amanda Almeida

03/08/20108

 

 

Depois de ter saído das urnas em 2014 com 51 milhões de votos e uma imagem de possível presidenciável para 2018, o senador Aécio Neves (PSDB) voltará às urnas neste ano tentando conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados por Minas Gerais.

O fim do sonho presidencial e a perda de apoio do seu partido ao projeto de reeleição ao Senado são as consequências visíveis do desgaste enfrentado pelo tucano a partir das revelações da delação da J&F, que expuseram as relações impróprias de Aécio com o empresário Joesley Bastista. Gravado pedindo R$ 2 milhões ao empresário, o tucano foi denunciado pelo Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal e tornou-se réu em ação que apura crimes de corrupção passiva e obstrução da Justiça.

Em dezembro, na primeira entrevista após o escândalo da B S, concedida ao “Estado de S.Paulo”, Aécio negou que a Câmara estivesse no seu radar.

— Essa possibilidade não existe —afirmou.

Oficialmente, o senador atribui a desistência do Senado ao “objetivo de ampliar o campo de apoio à candidatura que melhor atende ao projeto de reconstrução de Minas, a do senador Antonio Anastasia. “Diariamente as falsas versões engolem os fatos. Mas, apesar de todas as injustiças, estou seguro de que, ao final, a verdade prevalecerá e com ela restará provada a correção de todos os meus atos”, diz.

A aliados mineiros, no entanto, Aécio vinha confidenciando o receio de ser “responsabilizado” por uma derrota de Anastasia. Diferentemente da corrida à Câmara, os candidatos ao Senado cos, tumam fazer a campanha ao lado do candidato ao governo.

— Um ‘santinho’ com a foto dele ao lado do Anastasia seria desgastante para a nossa campanha diz um dirigente tucano do estado.

Publicamente, o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, também tentava desvincular sua campanha da imagem do senador mineiro. Agora, segundo aliados, o plano de Aécio é se tornar o deputado federal mais votado da história de Minas.