O Estado de São Paulo, n. 45598, 21/08/2018. Política, p. A10
'Estado' vai ter cobertura multiplataforma
21/08/2018
Eleições 2018 Jornalismo / Leitores da edição impressa e das plataformas digitais terão acesso a informações exclusivas e ao conteúdo de análises e debates produzidos sobre a eleição
O Estado terá uma cobertura multiplataforma das eleições deste ano, com informações exclusivas, análises aprofundadas e pesquisas, além de debates com os principais candidatos à Presidência e ao governo de São Paulo. Correspondentes fixos em cinco Estados (RS, PR, MG, BA e PE) complementarão o leque de informações à disposição dos leitores.
Esse trabalho vai envolver vários produtos do Estado na edição impressa e na área digital. Além do portal estadao.com.br,o conteúdo poderá ser conferido em blogs, podcasts, Stories e WhatsApp. O Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, também trará aos seus assinantes informações sobre a corrida eleitoral.
Exemplo do esforço para traduzir os bastidores da política, o site BR18 estreou em março, enquanto a série Os Donos do Congresso mostrou a influência de grupos organizados no resultado das votações no Parlamento.
Repórteres vão acompanhar diariamente, em vídeo, a rotina dos principais candidatos à Presidência da República. Cada um deles terá ao menos um “carrapato” exclusivo.
Além disso, em associação com o Ibope e a TV Globo, o jornal começou a publicar ontem uma série de pesquisas sobre a corrida eleitoral. Estão previstos também sabatinas e debates com os principais presidenciáveis (a partir do dia 27 deste mês) e com os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes (setembro).
Para evitar a disseminação das fake news, o jornal mantém o Estadão Verifica (blog para checagem de fatos) e participa do Projeto Comprova, coalizão de 24 veículos brasileiros cuja tarefa é combater a desinformação nas eleições deste ano.