O Estado de São Paulo, n. 45596, 19/08/2018. Política, p. A10
Renata Cafardo
19/08/2018
Eleições 2018 Desafios do Novo Presidente / País aumentou gastos com aluno, mas pouco olhou para sala de aula; é preciso selecionar melhor os docentes e tornar a carreira atrativa
Nos últimos anos, o Brasil aumentou três vezes o valor investido por aluno no ensino básico e deu importância a políticas como avaliações, base curricular e financiamento de estudantes em faculdades. No entanto, pouco olhou para a sala de aula. E os resultados da aprendizagem das crianças mostram que se caminha a passos lentos para chegar perto dos países que mudaram o rumo da sua educação. Ao olhar para as melhores experiências no mundo, especialistas garantem que só haverá evolução se o próximo governo investir fortemente no professor.
As mudanças em várias nações vêm da constatação de que a qualidade do docente é fator determinante para o ganho de aprendizagem do aluno. Um estudo recente, que tem entre os autores o economista da Universidade de Stanford Raj Chetty, analisou 2,5 milhões de crianças durante 20 anos nos Estados Unidos. Os dados revelaram que estudantes de um bom professor têm maior probabilidade de iniciar o ensino superior, entrar em faculdades de melhor qualidade, receber maiores salários e poupar mais para aposentadoria.
Outras pesquisas anteriores já indicavam que crianças que tiveram aulas com bons profissionais obtiveram um ganho médio de um ano de escolaridade. Melhores professores são particularmente importantes para crianças com perfil socioeconômico baixo. A atuação deles por anos seguidos pode mudar o destino de um aluno pobre e eliminar a distância de aprendizagem entre ele e um estudante de classe alta. Segundo pesquisas, um professor de qualidade tem o domínio do conteúdo que ensina e uma boa gestão de sala de aula, com estratégias que mantêm alunos envolvidos e técnicas de ensino eficazes.
“Não adianta nada discutir Base Curricular se a gente não conseguir resolver o problema do magistério”, diz a consultora e ex-secretária de Educação do Rio Grande do Sul Mariza Abreu. “Só podemos ter alguma esperança de que a educação vai melhorar quando a agenda do professor se tornar prioritária. É preciso uma mudança estrutural”, aponta o diretor de políticas educacionais do Movimento Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho.
Os professores apareceram na pauta do governo Michel Temer no começo deste ano, com um investimento de R$ 1 bilhão em 190 mil vagas para bolsas de estágios, residência pedagógica e formação. Mas o Brasil tem hoje 1,5 milhão de alunos em cursos de Educação e 2,1 milhões de docentes nas escolas. Outra comparação é o valor investido em outras políticas, como o Financiamento Estudantil (Fies), que beneficia alunos de universidades privadas. Em 2017, foram R$ 19 bilhões, 18 vezes mais que no programa para docentes – que ainda está com as bolsas ameaçadas por causa de cortes no orçamento.
O MEC, nos últimos anos, colocou esforços também para aprovar a Base Nacional Comum Curricular, que indica objetivos de aprendizagem para cada nível de ensino. As ideias tanto da Base quanto da reforma do ensino médio, que virou lei em 2017, preveem uma educação moderna e interdisciplinar. Algo muito distante da formação atual do professor.
Exemplos de países que deram saltos recentes, como Finlândia, Cingapura e Estônia, mostram que focar as políticas no professor significa agir em várias frentes. É preciso selecionar os melhores alunos do ensino médio para estudar Pedagogia, formar o professor com qualidade, ensinar práticas de ensino. Eles também fecharam cursos ruins e passaram a avaliar e orientar os que já estão trabalhando nas escolas – além de aumentar salários.
Uma experiência bem sucedidas são os programas de observação de sala de aula, que analisam práticas didáticas, atenção do aluno, materiais. Um projeto da Fundação Lemann em escolas do Ceará ensinou coordenadores a fazerem um trabalho de coaching dos professores. Depois disso, aumentou o tempo usado pelos docentes para conteúdos e atividades – eles perdiam horas com chamadas e indisciplina. Entre as técnicas aprendidas estavam a de ajudar o estudante a chegar sozinho à resposta certa, demonstrar altas expectativas para todos e avaliar constantemente.
Salários. Paga-se ainda pouco ao profissional no Brasil - metade dos Estados sequer respeita o piso salarial estipulado por lei, de R$ 2.455,35. A média entre os países desenvolvidos é de US$ 100 mil (cerca de R$ 391 mil) por ano, ou U$ 8 mil (R$ 31,2 mil) por mês. Mas nações que só pagam mais – e não promovem outras políticas de valorização – não têm melhores resultados. E, apesar do professor não ganhar bem, gasta-se muito com salário: 70% do dinheiro da educação no País.
O especialista em financiamento Binho Marques diz que o problema é a carreira do professor. “Há carreiras muito caras e longas, outras cheias de penduricalhos. Fora gente que recebe pela educação porque é amigo do vereador.” No País, docentes passam a ganhar mais quando fazem cursos de especialização – independentemente da qualidade – ou por tempo de serviço. Não há diferença de salário entre os melhores e os piores profissionais.
Mesmo assim, especialistas defendem o aumento de salário para tornar mais atrativa a profissão. Hoje, professores com ensino superior ganham 50% menos que outros profissionais. “Se o Brasil quer dar um salto nos próximos anos, não pode continuar pegando os piores alunos do ensino médio para ensinar as novas gerações”, diz o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne. No Enem, 70% dos estudantes que entram em Pedagogia têm nota abaixo da média./R.C
DEZ QUALIDADES DE UM BOM PROFESSOR
Tem o domínio da conteúdo da disciplina que ensina
Sabe usar o tempo de maneira eficiente
Consegue manter os alunos envolvidos
Tem técnicas de ensino eficazes, como auxiliar o aluno a chegar a resposta certa sozinho
Demonstra ter a mesma expectativa de aprendizagem para todos
Está sempre coletando dados para avaliar os alunos durante a aula e não só em provas
Organiza os móveis da sala conforme a atividade
Tem boa interação com outros professores para observar e aprender com a prática dos colegas
Garante que todos participem das aulas
É equilibrado emocionalmente
DEZ POLÍTICAS PARA O MAGISTÉRIO EM PAÍSES DE ALTO DESEMPENHO
Seleção rígida sobre quem pode se tornar professor, como nota de corte alta em vestibulares
Sistema de estágio longo e eficiente antes de começar a lecionar
Avaliação do professor durante a carreira Fechamento de cursos ruins que formam professores
Formação do professor focada na prática de ensino
Incentivo para os melhores professores para dar aulas para os alunos de classe baixa e pior desempenho
Forte programa de treinamento para professores que já estão na carreira, com monitoramento das aulas por professores mais experientes
Autonomia para escolas selecionarem e demitirem professores
Aumento salarial
Promoções por desempenho
Raio X
Qualidade da educação

BÁSICO X SUPERIOR
MEC investe cerca de 60% do orçamento de R$ 130 bilhões em ensino superior, o restante fica com a educação infantil, fundamental e média
O que faria para melhorar a qualidade do ensino nas escolas?
Prover recursos da União para educação infantil e expandir a oferta. Formação continuada dos professores.
Alvaro Dias
CANDIDATO DO PODEMOS
Ensino em tempo integral, onde o aluno se sinta feliz de estar na escola. O caso do Ceará é exemplar e vamos replicar.
Ciro Gomes
CANDIDATO DO PDT
Redes que atingirem as metas ganham liberalidade dos recursos. As outras teriam intervenção da União.
Fernando Haddad
RESPONDE EM NOME DE LULA, DO PT
Foco na primeira infância, em professor alfabetizador e em implementar a base curricular.
Geraldo Alckmin
CANDIDATO DO PSDB
Implementar Custo Aluno-Qualidade Inicial e pagamento de salários dignos para professores.
Guilherme Boulos
CANDIDATO DO PSOL
Dar treinamento e criar condições para uma melhora da qualidade, avaliar professores pelo desempenho.
Henrique Meirelles
CANDIDATO DO MDB
Redesenhar o ensino médio, alfabetização no tempo certo, ensino em tempo integral e metas para professores.
João Amoedo
CANDIDATO DO NOVO
Políticas de acordo com as realidades locais, para intervir nas desigualdades. Acabar com atraso escolar.
Marina Silva
CANDIDATA DA REDE
NÃO RESPONDEU
Jair Bolsonaro
CANDIDATO DO PSL
Cabo Daciolo, Patriota
“Valorizar professores e treinamento”
Vera Lúcia, PSTU
“Estatizar as instituições privadas”
'Eymael, Democracia Cristã
“Reforma no fundamental e médio”