O Estado de São Paulo, n.45583 , 06/08/2018. Política, p.A6

GENERAL MOURÃO, DO PRTB, É ESCOLHIDO VICE DE BOLSONARO

Paula Reverbel

Leonencio Nossa 

 

 

Eleições 2018 Coligação / Candidato surpreende aliados ao anunciar companheiro de chapa, que em setembro defendeu intervenção militar como resposta à crise

 

A escolha do general Hamilton Mourão (PRTB) como vice na chapa do deputado Jair Bolsonaro (PSL) surpreendeu membros do PSL de São Paulo, que davam como certo que Luiz Philippe de Orleans e Bragança, membro da família real brasileira, seria confirmado na vaga.

Conhecido por suas declarações polêmicas, Mourão chegou a falar, em setembro, na possibilidade de intervenção militar no caso de as instituições do País não resolverem a crise política, “retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos”. Ontem, ele admitiu ao Estado que não foi “feliz na forma como disse isso” e que deu “margem para outras interpretações”. A coligação com o PRTB teve efeito quase nulo em termos de tempo de TV no horário eleitoral: Bolsonaro passou de sete para oito segundos em cada bloco de 12 minutos e meio.

Durante a convenção que o confirmou como vice de Bolsonaro, o general defendeu que o Poder Executivo tenha “relacionamento republicano” com os demais Poderes. “Ou seja, sem balcão de negócios”, declarou.

No fim do ano passado, Mourão foi destituído do cargo de secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército depois de afirmar que o presidente Michel Temer faz do governo um “balcão de negócios” para se manter no poder.

 

Mudança. Durante o período da manhã, na convenção estadual do PSL de São Paulo, que oficializou o nome deputado Major Olímpio para a disputa por uma cadeira no Senado, candidatos a deputado aguardavam a definição de Luiz Philippe como vice. Ele participou do ato no palco, sem discursar.

Uma falha nos microfones interrompeu o discurso de Bolsonaro, fazendo com que ele deixasse o evento. Antes, chegou a declarar, quando sua fala estava quase inaudível, que o vice seria anunciado na convenção do PRTB. Em seguida, o partido divulgou o nome de Mourão.

A notícia tomou auxiliares de Major Olímpio de surpresa.

O próprio presidenciável havia dito, em entrevista à GloboNews na sexta-feira, que decidiria entre Luiz Philippe a advogada Janaina Paschoal. No sábado, Janaína descartou a possibilidade de compor a chapa.

Tanto o general como o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, confirmaram que a decisão foi tomada ontem mesmo.

“O deputado Bolsonaro já havia conversado comigo há algum tempo sobre essa possibilidade”, afirmou Mourão. “E hoje (ontem) de manhã ele teve que tomar essa decisão, acredito que premido pelas circunstâncias.”

“Eu estava amadurecendo a vice, não tinha fechado com ninguém”, afirmou Bolsonaro, ao explicar que tinha vários nomes “no radar”. “Luiz Philippe estava, o astronauta estava, a Janaina estava”, disse. /COLABOROU MATEUS FAGUNDES

 

‘Radicalismo meio boçal’

O general Hamilton Mourão disse ao Estado, no fim do mês passado, que havia “certo radicalismo nas ideias, até meio boçal” entre apoiadores de Bolsonaro e que a campanha era “meio amadora”.