O globo, n. 31088, 18/09/2018. País, p. 6

 

Ibope: Anastasia mantém liderança em Minas Gerais

18/09/2018

 

 

Candidato do PSDB tem 33% das intenções de voto, seguido por Fernando Pimentel (PT), com 22%; Dilma lidera para o Senado

O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, oscilou dois pontos percentuais para cima e manteve a liderança na disputa, agora com 33% das intenções de voto, segundo o Ibope. O governador do estado, Fernando Pimentel (PT), que tenta a reeleição, aparece em segundo, com 22%, mesmo número do levantamento anterior. Na briga pelas duas vagas no Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) manteve os 28% e continua na frente, seguida por Jornalista Carlos Viana (PHS), com 15%.

Em Pernambuco, a situação é semelhante à registrada na sondagem anterior do Ibope, no início de setembro. O governador Paulo Câmara (PSB) permanece com 33% na liderança, seguido por Armando Monteiro (PTB), que tem 25%, uma oscilação positiva de um ponto percentual. Já na disputa pelo Senado, Jarbas Vasconcelos (MDB) segue numericamente à frente, com 33%, em empate técnico com Humberto Costa (PT), com 30%. Em terceiro, está o ex-ministro Mendonça Filho (DEM), com 23%.

DF: GOVERNADOR ATRÁS

No Distrito Federal, os números do Ibope mostram que a candidata do PROS, Eliana Pedrosa, manteve a vantagem em relação aos seus adversários. Ela marcou 22%, uma oscilação negativa de um ponto, em relação à pesquisa divulgada em 12 de setembro. Quatro candidatos estão empatados tecnicamente em segundo lugar: Alberto Fraga (DEM) oscilou um ponto para cima e tem 14%; o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), oscilou negativamente um ponto e aparece com 11%; Rogério Rosso (PSD) permanece com 10%; já Ibaneis (MDB) oscilou positivamente dois pontos e agora marca 9%.

Na eleição para o Senado no Distrito Federal, a ex-jogadora de vôlei Leila (PSB) está numericamente à frente, com 25%. Ela está em situação de empate técnico com o senador Cristovam Buarque (PPS), que tenta um novo mandato e tem 20%, e com Izalci (PSDB), que aparece com 19%.

No Pará, o candidato do MDB ao governo, Helder Barbalho, cresceu quatro pontos e tem 47%, mantendo a vantagem sobre os adversários. Em segundo lugar, Marcio Miranda (DEM), com 15%, e Paulo Rocha (PT), com 13%, estão empatados tecnicamente.

A margem de erro das pesquisas para os governos estaduais é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.