Título: Requerimentos importantes em pauta
Autor: Braga, Juliana; Caitano, Adriana
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2012, Política, p. 2
Além da presença de Demóstenes Torres, a CPI do Cachoeira terá um momento crucial para o futuro da investigação. Amanhã, os parlamentares se reúnem para votar requerimentos para a quebra de sigilo da Delta nacional e a convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Na quarta, a reunião será para ouvir alguns dos personagens apontados como integrantes do esquema do contraventor.
O principal depoimento é o de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta Centro-Oeste, preso desde 25 de abril durante a Operação Saint-Michel, um desdobramento da Monte Carlo, que resultou na prisão de Carlinhos Cachoeira em fevereiro. Diversas gravações feitas pela Polícia Federal apontam ligação estreita entre os dois. Na semana passada, o relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), disse ter concluído que Abreu movimentou contas da empresa nacional para transferir dinheiro a empresas laranjas ligadas ao esquema.
A expectativa sobre o depoimento, porém, não é das maiores. Na última quinta-feira, o STF concedeu liminar a Cláudio Abreu, permitindo que ele fique calado e consulte os advogados durante o depoimento. O mesmo deve ocorrer com os outros depoentes: José Olímpio de Queiroga Neto, Gleyb Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva e Lenine Araújo, acusados de integrar o esquema criminoso. "Mas também não dá para dizer de antemão que ninguém vai falar. Na semana passada, houve essa expectativa e o (Wladimir) Garcez nos surpreendeu", contrapõe o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). (AC)
20 miNUTOS Tempo que o senador Demóstenes Torres terá para discursar no Conselho de Ética, antes de ser interrogado
5 Quantidade de depoimentos marcados para a CPI do Cachoeira, na quarta-feira.Entre eles, o de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta