O globo, n. 31096, 26/09/2018. País, p. 8
Na ONU, Temer fala que Brasil tem uma ‘democracia vibrante’
Karla Gamba
26/09/2018
Ministro Dias Toffoli afirma que presidente eleito precisará dialogar com todas as instituições
Em Nova York, onde discursou na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Michel Temer falou das eleições e defendeu o processo democrático.
— A alternância no poder é da alma mesma da democracia. E a nossa, senhoras e senhores, é uma democracia vibrante, lastreada em instituições sólidas — disse Temer. — Transmitirei a meu sucessor as funções presidenciais com a tranquilidade do dever cumprido. O país que entregarei a quem o povo brasileiro venha a eleger é melhor do que aquele que recebi. Muito ainda resta por fazer, mas voltamos a ter rumo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidente da República em exercício, Dias Toffoli, também disse ontem estar certo de que os presidenciáveis respeitarão as regras do jogo democrático e que “ninguém vai se arriscar a desafiar a democracia”.
—Eu tenho certeza de que todos os candidatos que hoje estão colocados para a disputa do primeiro turno têm clareza de que o respeito às regras do jogo faz parte da possibilidade de uma vitória em um eventual segundo turno. Nós estamos atentos para defender a democracia no Brasil —disse ele, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
DIVISÃO É NORMAL
Toffoli afirmou ainda que a polarização faz parte da disputa eleitoral.
—Vejo isso com naturalidade. Aquele que for eleito vai ter que dialogar com todos, seja com o Congresso Nacional, com o Poder Judiciário, a sociedade organizada, a imprensa e a comunidade internacional. Nosso país é muito complexo, não é fácil, então uma atividade de governança necessita de diálogo. Seja quem for o presidente eleito, ele saberá ser crismado com a pluralidade — afirmou Toffoli.