Título: Agonia espanhola
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 27/05/2012, Economia, p. 15

O Banco Bankia, o quarto maior credor da Espanha, não vai sobreviver como instituição privada. O Bankia, que detem 10% dos depósitos do país, vai ser estatizada. O anúncio da estatização, feito no início do mês, não conseguiu pôr um fim aos saques dos clientes, que seguem em ritmo acelerado. Ontem a instituição preparava a venda de participações em empresas para atender às regras europeias de concorrência dólares).

A controladora do Bankia, a BFA, pediu ao governo uma ajuda maior do que o esperado, no valor de 19 bilhões de euros, além dos 4,5 bilhões de euros que o Estado já injetou para cobrir eventuais perdas sobre bens recuperados, empréstimos e investimentos. No maior resgate bancário da história da Espanha, o Estado pode acabar ficando com 90% do Bankia depois que recapitalizar a controladora BFA, e então comprar as ações preferenciais da instituição, o que está previsto para acontecer em outubro.

Empréstimos ruins em bancos espanhóis, que estão subindo em meio à crise econômica e já fizeram a taxa de desemprego disparar para 24,4 %, são o centro das preocupações de que a Espanha poderá ter de procurar ajuda internacional, levando a crise da dívida da Zona do Euro a um novo estágio de perigo. A compra definitiva do banco espanhol deve ocorrer em três anos.