Título: Bovespa zera perdas
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2012, Economia, p. 14
A Bovespa encerrou ontem o pregão em alta, com seu principal índice praticamente zerando as perdas que acumulava na semana, com as ações do setor de construção liderando o movimento de correção técnica. O Ibovespa fechou em alta de 0,74%. O giro financeiro da sessão foi de R$ 5,59 bilhões. Na semana, o índice acumula variação negativa de 0,09%. No mês, a queda acumulada é de 11,9%.
"Foi mais um dia de correção técnica, com noticiário fraco no exterior permitindo aos investidores ajustarem posições", disse Luiz Roberto Monteiro, operador na corretora Renascença. As ações de construtoras puxaram o Ibovespa para cima, com PDG Realty subindo 5,57% e Cyrela, 4,95%. Brookfield teve a maior alta do índice, subindo 9,46%. O setor é um dos que mais sofre no ano, com queda acumulada de 37,2% para PDG Realty e de 15,09% para Brookfield.
Wall Street Os dados de confiança do consumidor nos Estados Unidos, divulgados pela manhã, deram certo ânimo para a bolsa brasileira, segundo operadores. Em Wall Street, o Dow Jones fechou em queda de 0,6%. Mais cedo, o principal índice dos mercados acionários europeus subiu 0,24%, com investidores aproveitando o preço baixo das ações para ir às compras.
Entre as notícias que preocuparam os investidores norte-americanos ontem, a Catalunha, região autônoma mais próspera da Espanha, informou que precisa de ajuda financeira do governo, pois está ficando sem opções para refinanciar sua dívida.
Além disso, o vice-primeiro-ministro belga, Didier Reynders, afirmou que os bancos centrais e as empresas estariam cometendo um grave erro se não se estiverem se preparando para uma saída da Grécia da Zona do Euro.
"Vamos continuar a ter alta volatilidade no mercado para as próximas semanas, com o pessoal deixando de olhar os fundamentos e operando mais em cima de notícias, o que cria também oportunidades de compra", disse Bruno Gonçalves, analista na Alpes/Wintrade corretora.