Título: Defesa de Demóstenes no Senado
Autor: de Tarso Lyra, Paulo
Fonte: Correio Braziliense, 29/05/2012, Política, p. 4

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) dividirá seu discurso de defesa hoje no Conselho de Ética em três etapas. Na primeira, fará um resumo de seu mandato parlamentar, o anterior e o atual, ressaltando sua atuação combativa como senador. Na segunda parte, abordará as denúncias que pesam contra ele, afirmando que não é o único que mantém relações com Carlinhos Cachoeira. Dessa lista fariam parte deputados, governadores, prefeitos e empresários do Rio, São Paulo e Goiás.

Por fim, dará espaço para os senadores questionarem sua proximidade com o bicheiro, preso desde 29 de fevereiro. Demóstenes aposta nesse contato direto para reverter uma situação que não lhe é favorável. No Conselho de Ética, são assegurados 15 votos pela cassação. No plenário, estima-se que o senador goiano tenha 20 votos assegurados, mas precisaria de 41 para escapar da punição.

Além do discurso de hoje — o primeiro desde que foi expulso do Democratas —, Demóstenes tem feito um trabalho de corpo a corpo e telefonemas para todos os senadores. Apesar da esperança do relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE), de aprovar a cassação ainda em julho, a tendência é que a votação fique só para agosto. "Ele será cassado. Ninguém quer absolvê-lo em plena campanha eleitoral", completou um líder do Senado.