Título: Dilma faz desagravo a Lula
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 31/05/2012, Política, p. 12
Em meio à crise com o Judiciário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma homenagem da presidente Dilma Rousseff ontem, no Palácio do Planalto. Durante o evento de premiação de propostas para se alcançar os Objetivos do Milênio, Dilma elogiou as iniciativas sociais do antecessor e exaltou seu comprometimento internacional com a erradicação da pobreza. A declaração soou como desagravo à pressão sobre Lula.
“Processos e pessoas têm uma ligação íntima. As pessoas nos lugares certos e na hora certa mudam os processos e transformam a realidade. E por isso eu queria, de fato, aqui, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula”, disse Dilma. “E o seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza nas regiões pobres do nosso planeta, que ele conhecia bem, porque são muito parecidas com o Brasil, e pelo nosso posicionamento levado pelo presidente Lula no que se refere à África, à América Latina e ao Caribe”, completou. Dilma encerrou o discurso dizendo que todos os presentes teriam “esse reconhecimento a prestar”. A plateia aplaudiu de pé, enquanto cantava o nome do ex-presidente. Após a cerimônia, Dilma almoçou com Lula no Palácio do Alvorada.
Os elogios vêm em um momento em que Lula está no centro de uma troca de acusações com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. No fim de semana, a revista Veja publicou reportagem na qual Mendes afirma que Lula tentou pressioná-lo para adiar a votação do mensalão. “É inconveniente julgar esse processo agora”, teria dito o ex-presidente. Segundo Mendes, Lula tentou intimidá-lo ao citar uma viagem feita supostamente em um avião cedido pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira ao voltar da Alemanha, em abril do ano passado. Lula insinuou que poderia blindar o ministro na CPI do Cachoeira.
Na segunda feira, por meio de nota, o ex-presidente reconheceu que o encontro ocorreu, mas negou as acusações. Disse que jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do STF ou da Procuradoria-Geral. “Meu sentimento é de indignação”, protestou Lula. O ministro Nelson Jobim, que também participou do encontro, negou o teor da conversa.
Em coletiva na terça-feira, Gilmar Mendes voltou a afirmar as acusações e disse que Lula seria a “central de divulgação” de informações falsas sobre ele. Ressaltou ainda que existe uma nítida intenção de “melar” o julgamento do mensalão ao tentar envolver o Judiciário em uma rede de corrupção.
Milênio O discurso de Dilma ocorreu durante a premiação de propostas que colaboram com o alcance dos Objetivos do Milênio, da ONU. Foram premiadas as 20 melhores práticas de organizações da sociedade civil e de prefeituras. Houve 1.638 projetos inscritos, envolvendo 918 ONGs e 720 prefeituras.
Na cerimônia, Dilma também fez referência ao desenvolvimento sustentável e à proteção às florestas. “Descobrimos que uma matriz energética renovável é sempre melhor do que uma matriz energética fóssil ou físsil. Descobrimos que a preservação das nossas riquezas naturais somente será possível se os direitos fundamentais de nossa população estiverem garantidos, e vice-versa. E descobrimos que a produção sustentável é a melhor forma de gerar oportunidades para a inclusão de todos nós”, defendeu.
TJ-SP afasta presidente do TRE O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) afastou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Alceu Penteado Navarro, das funções jurisdicionais. A decisão foi tomada ontem pelo Órgão Especial do TJ-SP, por 13 votos a 12. Navarro e mais quatro desembargadores — Fábio Monteiro Gouvêa, Vianna Cotrim e os ex-presidentes do tribunal Vallim Bellocchi e Vianna Santos — receberam antecipadamente e de forma irregular mais de R$ 600 mil referentes a verbas acumuladas de férias e licença-prêmio.