Título: Votação de PEC
Autor: Correio, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 06/06/2012, Política, p. 3

O plenário do Senado vai analisar na próxima terça-feira, em primeiro turno, todas as propostas que tratam da extinção do voto secreto em tramitação na Casa. Entre elas, está uma de emenda à Constituição (PEC) determinando que as votações de processos de cassação de mandatos de parlamentares %u2014 senadores e deputados federais %u2014 terão que ser abertas, ao contrário do que ocorre atualmente.

Ainda que a matéria seja aprovada, dificilmente a alteração entrará em vigor antes de o processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) ser concluído. A matéria já foi apreciada em cinco discussões na Casa. Desta vez, mesmo que seja aprovada definitivamente, terá que seguir para a Câmara dos Deputados.

Alguns parlamentares enxergam no voto secreto o principal instrumento em favor da absolvição do parlamentar goiano. Nos últimos dias, em consequência do caso Demóstenes, cresceu a pressão para que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), incluísse o projeto na pauta. O texto da matéria mantém o voto secreto em casos de escolha de magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), procurador-geral da República e presidentes de agências estatais ligadas a serviços de inteligência e a assuntos estratégicos.