O Estado de São Paulo, n. 45626, 18/09/2018. Política, p. A12

 

Governadora pede que Richa deixe a eleição

Katna Baran

18/09/2018

 

 

Eleições 2018 Estados / Candidata à reeleição pelo PP, Cida Borghetti diz que ‘não compactua com desvio de conduta’

ERNANI OGATA/CÓDIGO19 -3/7/2018

Ex-aliada. Cida Borghetti substituiu Beto Richa no governo do Paraná em abril deste ano

 

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, candidata à reeleição pelo PP, solicitou ontem à coligação a retirada da candidatura do ex-governador Beto Richa (PSDB) ao Senado. Aliados dão como insustentável a situação do tucano após sua prisão, terça-feira passada, sob suspeita de comandar um esquema de desvios em um dos programas da sua gestão, o Patrulha do Campo.

“Estou solicitando aos partidos da coligação a retirada da indicação de Beto Richa ao Senado, para que ele possa se dedicar à sua defesa”, disse a governadora durante evento de campanha em Toledo, interior do Estado. “Não aceito, não admito, não compactuo com nenhum ato de desvio de conduta”, afirmou Cida, que era vice de Richa e assumiu o governo quando ele renunciou, em abril, para se candidatar ao Senado.

A coligação Paraná Decide aprovou, por maioria, o pedido, que será enviado ao Tribunal Regional Eleitoral. A determinação foi repassada ao departamento jurídico para que formalize o pedido ao TRE. Para Cida e aliados, mesmo solto três dias depois, “não há reversão” sobre a imagem da prisão do tucano.

Apesar do pedido, a legislação estabelece que somente Richa pode desistir de sua postulação, já que seu nome foi referendado da convenção partidária e homologado na Justiça Eleitoral. No programa eleitoral de ontem, Richa reafirmou que mantém a candidatura ao Senado, se disse vítima do “estado policial que querem implantar no País” e afirmou que a Justiça vai reconhecer sua inocência.

O Estado apurou, no entanto, que a campanha dele está desmobilizada, incluindo escritórios e apoiadores, principalmente prefeitos. Deputados estão, inclusive, excluindo o nome e o número de Richa dos materiais de campanha. Na sextafeira passada, o programa eleitoral da coligação no rádio e na TV foi totalmente preenchido pelo deputado Alex Canziani (PTB). “A candidatura dele está destruída. Se o objetivo era destruir a candidatura, foi atingido, porque ele estava com uma eleição assegurada”, disse um integrante da coligação.

 

‘Retirada’

“Estou solicitando aos partidos da coligação a retirada da indicação de Beto Richa ao Senado, para que ele possa se dedicar à defesa. Não aceito, não compactuo com nenhum ato de desvio de conduta.”

Cida Borghetti (PP)

GOVERNADORA DO PARANÁ