O globo, n. 31091, 21/09/2018. Economia, p. 22

 

ONU divulga dados globais de pobreza sem Brasil

Manoel Ventura

Henrique Gomes Batista

21/09/2018

 

 

Sem informar dados do Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou ontem os números atualizados do Índice de Pobreza Multidimensional, que aponta quantas pessoas vivem em situação de pobreza no mundo. O Pnud informou que houve um erro nas informações do Brasil, identificadona véspera do lançamento dos números globais.

A agência ligada à ONU explicou que o atraso não tem relação com o período eleitoral. O órgão não detalhou a origem do erro, mas disse que são mantidos “rigorosos padrões de precisão estatística” e que os dados do Brasil estão sendo revisados “para garantir que esses padrões sejam cumpridos”. O Pnud esclareceu que os dados corretos do Brasil “serão divulgados nas próximas duas semanas”.

O Pnud informou que cerca de 1,3 bilhão de pessoas vive na pobreza no mundo, quase um quarto da população dos 104 países de renda média e baixa para os quais o índice é calculado. O número representa leve melhora frente ao 1,324 bilhão de 2017.

O levantamento do Pnud revela que metade das pessoas pobres — 662 milhões — tem menos de 18 anos.

O Índice de Pobreza Multidimensional classifica como pobre qualquer indivíduo com desempenho negativo em ao menos três de dez indicadores considerados importantes para qualidade de vida: nutrição, baixa mortalidade infantil, anos de escolaridade, crianças matriculadas em escolas, energia para cozinhar, saneamento, água, eletricidade, moradia digna e renda.

Deste 1,3 bilhão, 46% vivem em extrema pobreza e são privadosde ao menos meta dedos indicadores. Apesar dos números, o Pnud avalia haver sinais de que tal pobreza pode ser combatida. Na Índia, 271 milhões de pessoas saíram da pobreza entre 2005/06 e 2015/16. A pobreza multidimensional é maior na África Subsaariana e no Sul da Ásia. A maioria dos pobres no mundo, 1,1 bilhão, vive em áreas rurais.