Título: BC dos EUA está pronto para agir
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 08/06/2012, Economia, p. 8
Washington — Com a Europa derretendo, ante a possibilidade de a Espanha ruir, Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, assegurou ontem que a instituição está pronta para proteger a maior economia do mundo se os problemas financeiros aumentarem. Contudo, ele deu poucos sinais de que seria iminente o anúncio de novas medidas de estímulo à produção e ao consumo.
Em depoimento ao Congresso norte-americano, Bernanke admitiu que o Fed está monitorando de perto os "riscos significativos" da dívida e da crise bancária na Europa para a recuperação dos EUA. Não à toa os mercados de ações naquele país limitaram os ganhos após o discurso do presidente do Fed. "Há alguma esperança por sinais mais concretos, uma pista mais clara, de que um novo afrouxamento monetário (mais uma injeção de dólares) está vindo. Mas ainda não vimos isso ontem na fala de Bernanke", disse Vassili Serebriakov, estrategista sênior do Banco Wells Fargo.
No entender do presidente do Fed, a questão central para a instituição é verificar se o atual ritmo de crescimento da economia é suficiente para manter o processo de redução do desemprego. Ele acrescentou que, entre as opções de estímulo à atividade a serem consideradas, está uma nova rodada de compra de títulos em poder dos bancos. "Nada está fora da mesa", assinalou. "O Federal Reserve continua preparado para tomar as medidas necessárias para proteger a economia dos EUA no caso de as tensões financeiras sofrerem uma escalada", frisou.