O globo, n.31081 , 11/09/2018. País, p.8

Cesar Maia e Flávio Bolsonaro lideram a corrida para o Senado

Juliana Castro

 

 

 Recorte capturado

Ex-prefeito do Rio e filho de presidenciável estão empatados tecnicamente

 

JULIANA CASTRO

Segundo a pesquisa, Cesar Maia (DEM), com 22%, e Flávio Bolso n aro( PSL),c om 19%, estão à frente da corrida eleitoral pelo Senado. Na campanha pelas duas vagas para o Senado, o vereador Cesar Maia (DEM) aparece com 22% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL), que tem 19%, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem.

Esse é o primeiro levantamento do Ibope, encomendado pelo GLOBO e pela TV Globo, realizado após o início do horário eleitoral na TV e no rádio. A pesquisa foi a campo depois do ataque ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), pai de Flavio, ocorrido na última quinta-feira durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

O instituto aponta ainda que Lindbergh (PT) tem 15% das intenções de voto, Chico Alencar (PSOL), 11 % e Miro Teixeira (Rede), 9%.

Cesar Maia e Flavio Bolsonaro cresceram acima da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou par amenos. Na pesquisa anterior,realizada entre os dias 17 e 20 de agosto, o candidato do D EM aparecia com 13% e Flávio Bolsonaro tinha 15%.

O desempenho do ex-prefeito do Rio é melhor entre os eleitores com mais de 55 anos, onde alcança 44% dos votos, e entre os que votam em Eduardo Paes (DEM), chegando a 37% neste segmento. Flávio Bolsonaro também vai bem entre os eleitores de Paes, atingindo 28%. Ele capta a preferência de 23% dos eleitores de Romário (Podemos).

Na comparação entre os dois levantamentos, Lindbergh variou dentro da margem de erro, já que antes ele tinha 13%. Chico Alencar permaneceu com os mesmos 11%. Miro Teixeira tinha 6%.

Nesse levantamento, Pastor Everaldo (PSC) tem 7% e Cyro Garcia (PSTU), Arolde de Oliveira (PSD) e Mattos Nascimento (PRTB) aparecem com 4%. Aspásia (PSDB) e José Bonifácio (PDT) têm 3%. Eduardo Lopes (PRB) registrou 2%. Em seguida aparecem Fernando Fagundes Ribeiro (PCO), Marta Barçante (PCB), Samantha Guedes (PSTU) e Gabrielle Burcci (PMB) com 1% cada. Walter Cristie Silva Aguiar (Patriota) não pontuou.

Do total de eleitores entrevistados, 27% declararam que vão anular ou votar em branco na primeira escolha para senador — no segundo voto ao Senado o índice sobe para 37%. Na pesquisa anterior, esses percentuais eram de 32% e 39% respectivamente. Nesse levantamento, 29% dos eleitores declararam que não sabem em quem vão votar ou não responderam contra 40% do anterior.