O globo, n. 31127, 27/10/2018. País, p.14

 

Witzel e Paes usam imagem de Flávio no último dia de TV

Bernardo Mello

Juliana Dal Piva

27/10/2018

 

 

Candidatos ao governo do Rio encerram campanha na TV exibindo apoio do senador eleito pelo PSL, filho de Jair Bolsonaro

No último programa eleitoral da campanha para o governo do Rio, exibidona TV ontem à noite, Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) recorreram a vídeos com declarações de apoio do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidenciável Jair Bolsonaro. Flávio, que recebeu 4,3 milhões devotos, autorizou, na quinta, que os dois candidatos usassem sua imagem nas propagandas. A campanha de Paes chegou a conseguir uma liminar na Justiça Eleitoral para que Witzel não usasse a imagem de Flávio Bolsonaro, argumentando que o PSC não está coligado com o PSL. Na quinta, porém, o próprio Flávio autorizou o uso “por aqueles que estão pedindo voto para presidente em Jair Bolsonaro”. Witzel voltou a exibir, ontem, imagens ao lado do senador eleito em palanques e caminhadas no primeiro turno. Em um dos vídeos, Flávio afirma ter “muita convergência ideológica” com o candidato do PSC, “especialmente nessa questão da Segurança Pública”. Witzel usou ainda declarações de votos de membros da campanha de Jair Bolsonaro, como o general Hamilton Mourão, seu candidato a vice, e o general Augusto Heleno, anunciado como futuro ministro da Defesa. O próprio Bolsonaro aparece em uma breve inserção, ao lado do filho, Flávio. O trecho, usado em campanhas do PSL, envia uma mensagem genérica de apoio, sem mencionar o nome de qualquer candidato. Paes também passou a veicular, ao longo do último dia de propaganda eleitoral, inserções com um vídeo em que recebe elogios de Flávio Bolsonaro. As imagens foram gravadas no dia 29 de setembro, quando o senador se declarava neutro na disputa para o governo do estado, em um evento evangélico com o bispo Abner Ferreira, da Assembleia de Deus Ministério de Madureira.

Nessa ocasião, Flávio chamou Paes de “pessoa da mais alta competência, do mais alto gabarito”, e diz que “ninguém pode falar da vontade dele de trabalhar”.

Além de apelarem aos Bolsonaro e trocarem ataques entre si, Witzel e Paes exibiram imagens com seus familiares no último programa eleitoral.