Título: Agnelo traça defesa para o depoimento
Autor: Marcos, Almiro
Fonte: Correio Braziliense, 12/06/2012, Política, p. 4

Em almoço com representantes de 16 partidos, o governador reúne aliados e a bancada do Distrito Federal para antecipar as explicações que serão dadas amanhã no Congresso Dois dias antes de depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira, que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com empresários e políticos, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), recebeu presidentes e representantes regionais de 16 partidos que compõem sua base. O encontro ocorreu durante almoço na Residência Oficial de Águas Claras.

Além de receber apoio dos aliados, o petista ainda esclareceu várias dúvidas sobre supostas ligações do governo local com o esquema do bicheiro. "Ele mostrou que não existiu nenhuma influência desse grupo no GDF. Aliás, ele fez foi fechar as portas para eles. A convocação foi injusta e um ato político. Mas ela é realidade, então o governador está preparado", disse o presidente regional do PT, Roberto Policarpo.

Os aliados foram orientados a repassar as informações divulgadas no almoço para deputados federais e senadores de suas legendas. E a maioria dos representantes regionais da base deve engrossar a comitiva que acompanha Agnelo no depoimento de amanhã. A ideia é criar um cinturão de segurança em torno do governador do Distrito Federal. Roberto Policarpo (PT) acredita que Agnelo não encontrará dificuldades. "Antes de ser governador, ele foi deputado distrital e federal por mais de um mandato. Ele conhece bem como funciona uma CPI e não terá problemas", afirma.

Agnelo Queiroz aproveitou o feriado prolongado para preparar-se. "Ele se debruçou nos últimos dias sobre os temas que devem ser colocados na CPI. Nós ficamos muito tranquilos com o que foi passado. Acreditamos que ele deve sepultar de vez esse assunto Cachoeira aqui no Distrito Federal", explicou o secretário executivo do Conselho de Governo, Roberto Wagner, que também é presidente regional do PRB.

Desembarques A confirmação de que de que PPS e PDT, antigos aliados, desembarcaram do GDF veio ontem com a ausência de seus representantes no almoço. Por outro lado, o PR, que chegou a ter alguns desentendimentos com o Palácio do Buriti desde o início do governo, foi representado por seu presidente regional, o deputado federal Ronaldo Fonseca (Izalci Lucas, o outro federal da legenda no DF, é oposição declarada a Agnelo). O PSB, outro que chegou a cogitar deixar a base recentemente, também mandou o presidente no DF, Marcos Dantas. Participaram do almoço com Agnelo representantes regionais de PT, PMDB, PRB, PTB, PHS, PTC, PSB, PRP, PCdoB, PV, PSL, PPL, PP, PT do B, PTN e PR.

"Ele mostrou que não existiu nenhuma influência desse grupo no GDF. Aliás, ele fez foi fechar as portas para eles" Roberto Policarpo (PT-DF), deputado federal