O globo, n. 31124, 24/10/2018. País, p. 14

 

Ibope SP: Doria tem 53% e Márcio França, 47%

Gustavo Schmitt

Silvia Amorim

24/10/2018

 

 

 Recorte capturado

 

 

Disputa para o governo de São Paulo entra na reta final mantendo o equilíbrio. Pela primeira vez, tucano e atual governador deixam ofensas pessoais e eleição presidencial de lado em terceiro debate na televisão

A quatro dias da eleição, pesquisa Ibope divulgada ontem à noite mostrou empate técnico no limite da margem de erro entre os candidatos ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB). No levantamento, o tucano apareceu com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual governador. Dória oscilou um ponto para cima, enquanto França, um para baixo, em relação à primeira pesquisa do Ibope no segundo turno, divulgada na semana passada.

A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento também pesquisou a rejeição dos dois candidatos. Dória tem a maior: 34%. Já em relação a França, 27% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

Nos votos totais, quando são contabilizados os votos brancos e nulos, Doria tem 46% e França, 41%. Brancos e nulos somam 11%, enquanto 3% dos entrevistados disseram que anulariam o voto. Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem antes de ler as opções de nomes de candidatos, Doria e França também estão tecnicamente empatados. O ex-prefeito de São Paulo aparece com 32% da preferência, enquanto França tem 29% das intenções de voto.

Doria nega vídeo

Na TV, depois de dois debates marcados por ataques pessoais, Doria e França adotaram ontem uma trégua no encontro no SBT. O tucano e o atual governador dedicaram-se a discutir propostas. Mesmo no debate programático, eles evitaram trocar críticas ou explorar divergências administrativas de forma mais ríspida.

Apesar da segunda pesquisa de intenção de votos e do terceiro debate na televisão, o tema que mais mobilizou a campanha estadual na internet foi um vídeo íntimo que circulou nas redes sociais que supostamente mostraria Doria na companhia de várias mulheres em uma cama. Segundo a data marcada nas imagens, elas foram feitas na noite de 11 de outubro. O candidato do PSDB foi perguntado sobre o vídeo durante o debate por um jornalista, e afirmou que se tratava de uma montagem. Mais cedo, ele já havia publicado um vídeo nas suas redes sociais ao lado de sua mulher, Bia Doria, afirmando ter sido vítima de uma armação.

— Hoje eu vi um vídeo vergonhoso nas redes sociais, produzido por alguém que só quer o meu mal. Fake news. O TSE deve ter uma ação rigorosa para impedir proliferação de fake news — disse o tucano.

Pela primeira vez no segundo turno, o debate entre Doria e França passou longe da eleição presidencial. Os dois também fugiram dos ataques.

— Vou procurar juntar o Brasil —disse França, quando perguntado se votaria em Jair Bolsonaro.

Doria, por sua vez, também não usou a eleição presidencial para atingir seu adversário:

— Márcio, não quero promover a discórdia aqui.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Minas: líder, Zema falta a debate com Anastasia

24/10/2018

 

 

Candidato do Novo mantém grande vantagem segundo Ibope e evita encontro com tucano na TV

O candido do Novo ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema, manteve a vantagem que lhe dá favoritismo para a eleição do próximo domingo, segundo a pesquisa Ibope divulgada ontem à noite. Zema teve 67% dos votos válidos, contra 33% do senador e ex-governador Antonio Anastasia (PSDB). No levantamento anterior, o primeiro feito no segundo turno, Zema tinha 66%, contra 34% do candidato do PSDB.

A pesquisa divulgada ontem tem margem de erro de três pontos percentuais. Nos votos totais, Zema teve 57%, contra 28% de Anastasia, e 10% de brancos e nulos, além de 5% que não soube responder.

O índice de rejeição reforça a vantagem do candidato do Novo. Foram 14% os que disseram não votar “de jeito nenhum” em Zema, enquanto Anastasia foi citado pelo triplo de mineiros entrevistados (42%).

Com a liderança, Romeu Zema faltou ao debate promovido ontem pela TV Alterosa. Anastasia foi entrevistado e criticou o adversário:

— É um desrespeito ao eleitor, e revela o seu despreparo e desconhecimento. O segundo turno é o momento da confrontação.