Título: Bird aponta para tensão
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 13/06/2012, Economia, p. 14

Os países emergentes, como o Brasil, devem se preparar para um longo período de volatilidade nos mercados financeiros e crescimento mais fraco, com aumento das tensões sobre uma piora da crise da dívida na Zona do Euro, afirmou ontem o Banco Mundial (Bird). A instituição reviu a previsão de crescimento da economia brasileira este ano, de 3,4% para 2,9%. Já a economia mundial deverá ter expansão de 2,5%, de acordo com o relatório Perspectivas da Economia Mundial.

O diretor de perspectivas de desenvolvimento do Bird, Hans Timmer, afirmou que as autoridades dos países emergentes devem se %u201Cdistanciar do combate a incêndios para fortalecer o potencial de crescimento%u201D, ao focar em reformas e investimento em infraestrutura em vez de reagir aos acontecimentos diários na economia global.

Alertando que a situação na Europa pode piorar, o Banco Mundial avaliou no relatório que nações em desenvolvimento devem se preparar também para tempos mais difíceis, reduzindo sua dívida de curto prazo, cortando deficits orçamentários e seguindo rumo a uma posição monetária mais neutra, para que as políticas possam ser abandonadas rapidamente se necessário.

%u201CO mercado de capital global e o sentimento do investidor devem permanecer voláteis no médio prazo, tornando a definição de políticas econômicas difícil%u201D, afirmou Timmer. O relatório prevê ainda que o crescimento nos países em desenvolvimento deve desacelerar para 5,3% em 2012, depois de ter registrado alta de 6,1% no ano passado.